Claudio Macedo
09/05/2017
Pesquisa realizada na Alemanha analisou como características familiares influenciam o desenvolvimento da motivação e a realização acadêmica na área de matemática de alunos da 9a série (idades entre 14 e 15 anos).
Os pesquisadores descobriram que os alunos, cujos pais estão interessados em matemática e se reconhecem como competentes nessa matéria, têm um desempenho melhor nessa disciplina do que os alunos cujos pais demostram baixo interesse em matemática e se reconhecem com pouca competência no assunto; e o resultado se mantém, independentemente da intensidade da ajuda que os alunos recebem em casa na realização das tarefas escolares.
Na pesquisa, os autores coletaram dados de 1.571 alunos de 82 escolas alemãs e de seus pais de classe média. Os pais responderam a perguntas sobre o grau de seu envolvimento em matemática, como ajudam com a lição de casa, o interesse em matemática na família, suas próprias competências matemáticas, a necessidade de apoio de seu filho em matemática e o tempo que investem na vida acadêmica de seu filho. Os alunos preencheram questionários no início da pesquisa, bem como cinco meses depois, em que relataram sobre suas próprias competências, seu esforço e seu interesse em matemática. Além disso, suas notas de matemática e sua realização em testes de desempenho foram avaliados. A partir das análises dos questionários foram identificados diversos perfis familiares, considerando maior ou menor interesse em matemática, alto ou baixo autoconceito sobre o próprio conhecimento nessa matéria, e a intensidade de apoio despendido nas tarefas escolares do filho. Também, foram estudadas as associações dos resultados motivacionais (autoconceito, esforço e interesse) dos alunos e os resultados de realização (testes de desempenho e notas) em matemática.
Estudantes de famílias classificadas como interessadas em matemática, que declararam ter grande conhecimento da matéria e que não são muito engajadas nas tarefas escolares do filho, apresentaram maior motivação e realização inicial. Após 5 meses, esses alunos também mostraram um aumento no autoconceito e maior realização do que os estudantes de outros tipos de família.
A conclusão dos pesquisadores é de que o envolvimento dos pais por si só não resulta em melhores resultados acadêmicos em matemática de seus filhos; afinal, existem fortes evidências que quanto pior o desempenho acadêmico de um aluno, mais os pais tendem a se envolver de forma controladora, o que, por sua vez, diminui o rendimento acadêmico do aluno devido à rejeição ao controle. É preciso que os pais também demonstrem ter motivação e conhecimento pelo assunto. [3]
[1] Crédito da imagem: AnneCN (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/anne-cathrine_nyberg/4500589774/.
[2] I Häfner et al. The Role of Family Characteristics for Students’ Academic Outcomes: A Person-Centered Approach. Child Development 10.1111/cdev.12809 (2017).
[3] Artigos relacionados: A influência da mentalidade dos pais no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos filhos, A mentalidade que decide o desempenho escolar e Superando dificuldades de aprender Matemática.
Como citar este artigo: Claudio Macedo. As características familiares que promovem o bom desempenho escolar em matemática. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/05/as-caracteristicas-familiares-que-promovem-o-bom-desempenho-escolar-em-matematica/. Publicado em 09 de maio (2017).