ESO
21/05/2019
Numa oportunidade rara, o pessoal que trabalha no Observatório do Paranal do ESO pôde assistir a um espectáculo único, dado pelo violoncelista de renome mundial Yo-Yo Ma. No dia 1° de maio de 2019, o músico visitou o centro astronômico do Paranal, local de acolhimento do Very Large Telescope (VLT), para ver pessoalmente o seu deslumbrante céu.
Para deleite do pessoal, Yo-Yo Ma deu um concerto especial para o qual pediu um céu completamente escuro. A fotografia mostra-o durante a atuação à luz das estrelas, sob a faixa da Via Láctea e as Nuvens de Magalhães, fazendo do espectáculo um momento único. O músico tocou várias suites para violoncelo de Bach, entre outras peças, pedindo inclusivamente à audiência se tinha pedidos especiais.
No dia seguinte, Yo-Yo Ma encontrou-se com vários membros do pessoal, que lhe mostraram como é trabalhar nas condições extremas do deserto do Atacama para desvendar os mistérios do Universo. Foram-lhe oferecidas várias lembranças para assinalar a ocasião, incluindo um boné do ESO, que ele usou mais tarde num espectáculo que deu em Santiago.
Yo-Yo Ma tem um fascínio especial por astronomia e por isso queria muito visitar o Paranal e ali dar um concerto. Tanto ele como a sua equipe descreveram a experiência como um ponto alto da tourné.
Como citar esta notícia científica: ESO. Cordas sob um céu estrelado. Saense. https://saense.com.br/2019/05/cordas-sob-um-ceu-estrelado/. Publicado em 21 de maio (2019).