IPT
27/05/2021

Desenvolvimento se aplica ao conjunto propulsor (hélice) para embarcações de carga e de passageiros, em regime de cruzeiro, e com coeficiente de avanço médio e baixo (Imagem: IPT)

Dentro do Programa Novos Talentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desde 2016, o pesquisador Jose Rodolfo Chreim, doutorando no Departamento de Engenharia Mecânica e Civil do California Institute of Technology, desenvolveu uma ferramenta numérica que auxilia na etapa preliminar de projeto de propulsores de embarcações, e culminou em um instrumento de baixo custo que traz resultados satisfatórios.  O desenvolvimento se aplica ao conjunto propulsor (hélice) para embarcações de carga e de passageiros, em regime de cruzeiro, e com coeficiente de avanço médio e baixo. “Pode também ser aplicado em projetos de submarinos”, completa Chreim, lembrando ainda que a ferramenta não é aplicável no caso de lanchas.

Segundo ele, os resultados do projeto Development of a propeller Lifting-Line tool for analysis and design, que teve a coorientação do pesquisador João Lucas Dozzi Dantas do Laboratório de Infraestrutura em Energia, representam um ganho incremental na tecnologia de projetos de propulsores para embarcações. “É uma adaptação a métodos já existentes, mas que utiliza ideias da engenharia aeronáutica para melhorar seus resultados. A inovação não está em ser algo novo, mas em ser uma melhoria de algo existente, o que torna a ferramenta desenvolvida interessante para fins práticos, pois elimina boa parte das limitações que o modelo precursor possuía. Além disso, ela é potencialmente adaptável a usos mais gerais.”

A ferramenta numérica poderá abrir novas frentes no segmento do projeto de propulsores de certos tipos de embarcações. “Certamente – avalia o pesquisador – a ferramenta será de interesse para todos que buscam o desenvolvimento de propulsores de embarcações. O IPT é um provável cliente, no sentido de que a ferramenta foi projetada para uso no próprio Instituto. E todos os parceiros que procurarem o IPT com o mesmo objetivo serão clientes indiretos.” Encerrada esta fase do projeto, Chreim mantém a expectativa pela continuidade porque “muitas janelas se abriram a partir desse estudo”.

Como citar este texto: IPT. Propulsão mais eficiente.  Saense. https://saense.com.br/2021/05/propulsao-mais-eficiente/. Publicado em 27 de maio (2021).

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