Claudio Macedo
27/09/2016

Borra de café. [1]
Borra de café. [1]
Anualmente são produzidos cerca de 6 milhões de toneladas de borra de café. Trata-se de um resíduo agroindustrial dos mais importantes devido à sua composição química funcional (contém ácidos graxos, lignina, celulose, polifenóis, etc.). Ele tem sido utilizado como fertilizante, alimento para animais, fonte de biodiesel e adsorvente de íons metálicos. Neste último caso, a utilização eficiente da borra de café para remoção de íons metálicos de água, tem sido dificultada pelo inconveniente de recolher a borra após o processo de limpeza, pois isso exige processos complexos tais como a centrifugação e a filtração das partículas segregadas [2].

Pesquisadores italianos anunciaram o desenvolvimento de uma nova abordagem para a utilização da borra de café como purificador de água. Eles integraram o resíduo de café como carga ativa em uma espuma composta de 60% de borra de café e de 40% de elastômero de silicone. A produção da espuma é muito simples: a borra seca é misturada com silicone e açúcar; após a mistura solidificar, ela é mergulhada em água para dissolver o açúcar e, assim, formar os poros que fazem a textura adsorvente [2].

No trabalho, os autores descreveram o uso bem-sucedido do novo purificador na remoção de íons de chumbo (Pb2+) e de mercúrio (Hg2+) da água. Na experiência, um pequeno bloco de espuma foi capaz de remover 99% dos íons de mercúrio e chumbo presentes numa amostra de água contaminada com concentração desses íons estimada em 16 partes por milhão, em cerca de 30 horas.

Uma vantagem adicional desse novo purificador é que ele é fácil de ser produzido, manuseado e descartado. Duas possíveis aplicações imediatas na purificação de água contaminada são: sua utilização como filtro fino para o processo de limpeza de fluxo contínuo e como revestimento de recipientes. [3]

[1] Crédito da imagem: Steven Depolo (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/stevendepolo/5006511981/.

[2] AA Chavan et al. Spent Coffee Bioelastomeric Composite Foams for the Removal of Pb2+ and Hg2+ from Water. ACS Sustainable Chem Eng 4, 5495 (2016).

[3] Artigos relacionados: Um filtro para a água do rio Doce?, Um filtro de açúcar e Vamos poder limpar a atmosfera?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Purificando água com borra de café. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/09/purificando-agua-com-borra-de-cafe/. Publicado em 27 de setembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home