Claudio Macedo
05/01/2017
![Diagrama mostrando um ordenamento antiferromagnético de spins. [1]](http://www.saense.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Phansattu1.png)
Quanto aos sistemas tridimensionais, os diversos modelos existentes têm atendido aos inúmeros resultados experimentais de materiais magnéticos conhecidos.
O estudo de sistemas magnéticos bidimensionais tem sido muito mais complexo. Em 1943, Lars Onsager, mostrou matematicamente que o modelo de Ising bidimensional apresentava transição de fase magnética, isto é, poderia existir ordem magnética, em temperaturas acima de 0 K, em sistemas que atendessem à interação indicada no modelo de Ising. Por outro lado, ao longo do tempo, trabalhos teóricos têm sistematicamente demostrado a não existência de ordem magnética de longo alcance, em temperaturas acima de 0 K, em sistemas bidimensionais que obedeçam a outros modelos de sistemas magnéticos, diferentes do Ising, tais o modelo XY e o modelo isotrópico de Heisenberg.
O problema sempre foi confirmar a existência de um material bidimensional que atendesse à solução de Onsager. Isso foi conseguido agora.
Pesquisadores coreanos demonstraram experimentalmente que o composto FePS3 exibe um ordenamento antiferromagnético do tipo Ising até o limite de monocamada, em concordância com a solução de Onsager para o modelo de Ising bidimensional [2].
Os autores do trabalho determinaram a temperatura de transição antiferromagnética-paramagnética do material em função da espessura. Eles diminuíram sistematicamente a espessura da substância até o limite atômico e analisaram por espectroscopia Raman [3] os efeitos de mudanças no ordenamento magnético. A temperatura de transição encontrada foi de 118 K (-155 oC); um valor quase independente da espessura da amostra, o indica que a interação entre as camadas da substância é muito fraca e não afeta a ordem antiferromagnética.
O trabalho dos coreanos é um marco na Física da Matéria Condensada, afinal, a solução de Onsager do modelo de Ising bidimensional, mesmo sem a comprovação experimental, agora obtida, tem influenciado profundamente a Física ao longo de mais de 70 anos. Enfim, o magnetismo em materiais bidimensionais é de interesse científico fundamental, com inúmeras possíveis aplicações. [4]
[1] Crédito da imagem: Deshi at vi.wikipedia (Own work Transferred from vi.wikipedia) [Public domain], via Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Phansattu1.PNG.
[2] JU Lee et al. Ising-Type Magnetic Ordering in Atomically Thin FePS3. Nano Letters 10.1021/acs.nanolett.6b03052 (2016).
[3] Wikipédia. Espectroscopia Raman. URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectroscopia_Raman. Acesso em 05 de janeiro (2017).
[4] Artigo relacionado: A comprovação experimental do modelo de Hubbard para a dinâmica quântica em materiais.
Como citar este artigo: Claudio Macedo. A comprovação experimental do magnetismo bidimensional do tipo Ising. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/01/a-comprovacao-experimental-do-magnetismo-bidimensional-do-tipo-ising/. Publicado em 05 de janeiro (2017).