Claudio Macedo
15/09/2015

Floresta amazônica. Crédito: Margarete Brandão / Wikimedia Commons.
Floresta amazônica. [1]
No início da civilização humana a Terra tinha cerca de 5,63 trilhões de árvores. Hoje, passados 12 mil anos, o número de árvores nas florestas é de aproximadamente 3,04 trilhões. Esse levantamento [2] foi feito por equipe internacional de pesquisa [3], utilizando imagens de satélite para determinar extensões florestais, e levantamentos terrestres para contar o número médio de árvores por hectare dos diversos tipos de florestas.
O trabalho também estimou que em anos recentes 15 bilhões de árvores são cortadas por ano. O conjunto de dados apresentados indica que existem hoje cerca de 422 árvores por habitante da Terra, e que em média cada habitante corta mais de 2 árvores por ano.
Como as perdas de árvores estão ligadas à exploração madeireira e à atividade agrícola, com o crescimento da população poderemos ver essas perdas aumentarem. Com isso, caso não ocorra uma ação corretiva global, as florestas poderão ser extintas até meados do próximo século.
A extensão e distribuição de árvores é fundamental para a vida na Terra. Devemos sempre lembrar que as árvores têm papel fundamental na remoção do dióxido de carbono da atmosfera e na purificação da água e do solo. Além disso, florestas abrigam uma grande proporção da biodiversidade mundial.

[1] Crédito da imagem: Margarete Brandão / Wikimedia Commons.

[2] TW Crowther et al. Mapping tree density at a global scale. Nature 525, 201 (2015).

[3] Instituições da pesquisa: equipe internacional composta por pesquisadores de 25 instituições, liderada por grupo de pesquisa da Universidade de Yale (USA).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Três trilhões de árvores. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/09/tres-trilhoes-de-arvores/. Publicado em 15 de setembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home