Claudio Macedo
13/10/2015

Gatos por Scott Granneman (Flickr) / Wikimedia Commons
Gatos. [1]
Grupo de pesquisa do Caltech (USA) desenvolveu uma vacina utilizando um tipo de vírus inativo, que, ao ser injetada em ratos, os tornam inférteis por longo prazo. A vacina, em dose única, funciona muito bem em ratos de ambos os sexos. O processo induz músculos a produzirem anticorpos bloqueadores de um hormônio essencial para concepção do animal [2].

No caso específico de ratos fêmeas, alternativamente, a vacina pode ser usada para fazer a fêmea gerar anticorpos para uma camada de proteínas que envolve as células do ovo. Os animais assim vacinados passam a produzir ovos inférteis. A vantagem dessa abordagem é que o tratamento não afeta os níveis hormonais, que são importantes na regulação do comportamento animal. É desejável apenas inibir a fertilidade sem perturbar o comportamento do animal.

O artigo relata, ainda, que a vacina é eficiente após dois meses da aplicação e estima que continua valendo por um mínimo de 10 anos.

Se a vacina também funcionar em cães e gatos poderá ser usada para esterilização de animais de estimação e para controlar a reprodução de cães e gatos abandonados.

Os métodos para controlar a reprodução animal têm sido, essencialmente, as cirurgias de esterilização. As cirurgias são caras e muito invasivas. Como consequência, as populações de cães e gatos abandonados continuam a crescer e têm se tornado um grande problema em muitos lugares do mundo. Um método mais barato e mais rápido de esterilização seria importante para um eficiente controle das populações desses animais.

[1] Crédito da imagem: Scott Granneman (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rsgranne_-_Cats_cats_cats!_(Arrow_Rock,_Missouri,_20050703)_03_(by-sa).jpg.

[2] J Li et al. Vectored antibody gene delivery mediates long-term contraception. Current Biology 25, R820 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Controle de natalidade animal em dose única. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/controle-de-natalidade-animal-em-dose-unica/. Publicado em 13 de outubro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home