Ana Maia
21/12/2015
Uma nova técnica de imagem baseada em Microscopia por Espalhamento Raman Estimulado (SRS Microscopy) promete revolucionar as cirurgias de retirada de tumores cerebrais, permitindo a remoção mais precisa dos tecidos cancerígenos. O potencial desta técnica foi demonstrado em 2013, em um estudo com animais [2], e comprovado recentemente em um estudo clínico com humanos, com 22 pacientes [3].
Os resultados do estudo foram impressionantes. Mesmo em tecidos aparentemente normais, a técnica permitiu a identificação de tecidos com infiltração de células cancerígenas. De modo simplificado, a técnica mede a diferença de espalhamento gerado por tecidos com diferentes taxas de proteínas e lipídios quando irradiados com lasers. Os tumores ricos em proteínas podem ser visualizados em azul, diferenciados dos tecidos ricos em lipídios que são vistos em verde.
O sucesso da técnica, contudo, veio da viabilidade de criação de uma forma de quantificar as características que distinguem o tecido sadio do tumoral, criando uma escala que pode ser utilizada sem que haja necessidade de treinamento especializado para interpretação da imagem. Nesta escala, que vai do 0 (zero) ao 1 (um), são combinadas diferentes características da imagem que quantificam o grau de celularidade, a densidade de axônios e a razão proteína-lipídio. Com esta escala, os pesquisadores conseguiram diferenciar o tecido sadio do tecido com células cancerígenas com uma exatidão maior do que 98%.
A intenção do grupo envolvido neste projeto é que a técnica esteja disponível em poucos anos, facilitando a tomada de decisões e aumentando consideravelmente o sucesso das cirurgias de remoção de tumores cerebrais. [4]
[1] Crédito da imagem: Marvin 101 / Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hirnmetastase_MRT-T1_KM.jpg.
[2] M Ji et al. Rapid, Label-Free Detection of Brain Tumors with Stimulated Raman Scattering Microscopy. Science Translational Medicine 5, 201ra119 (2013).
[3] M Ji et al. Detection of human brain tumor infiltration with quantitative stimulated Raman scattering microscopy. Science Translational Medicine 7, 309ra163 (2015).
[4] Artigos relacionados: Detecção mais eficiente de câncer de mama e Monitorando o câncer por exame de sangue.
Como citar este artigo: Ana Maia. Nova técnica de imagem ajuda na remoção completa de tumores cerebrais. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/nova-tecnica-de-imagem-ajuda-na-remocao-completa-de-tumores-cerebrais/. Publicado em 21 de dezembro (2015).