Matheus Macedo-Lima
08/06/2016

Mandarim-zebra macho (direita) ensina filhote a cantar de uma maneira similar à como pais ensinam bebês a falar. [1]
Mandarim-zebra macho (direita) ensina filhote a cantar de uma maneira similar à como pais ensinam bebês a falar. [1]
Se você for como eu, pode achar difícil controlar o entusiasmo ao ser apresentado a um bebê fofinho ou a um animal de estimação. Pode ser inevitável, inclusive, mudar o tom de voz ao dirigir-se a eles. “Oi coisa fooooofa” ou “Como vai esse/essa rapaziiiiinho/mociiiiinha?” acabam saindo de nossas bocas, geralmente com um tom mais agudo e um ritmo mais lento, acompanhado de expressões faciais exageradas.

Esse tipo de discurso pode ser chamado de “criancês” ou, em termos técnicos, “fala infantilizada”. Não somente é instintivo em adultos, como também, quando falado de maneira correta (sem erros), parece facilitar o aprendizado da língua nos infantes [2]. Porém, é muito difícil estudar detalhes sobre esse fenômeno, uma vez que estudos em humanos (especialmente em crianças) são complicados por fatores éticos. A alternativa é estudar a linguagem em modelos animais. Entretanto, os animais mais próximos de nós, com capacidade de aprender a reproduzir vocalizações, são golfinhos e morcegos. Um pouco complicado de mantê-los em laboratório, você pode imaginar. Qual a próxima opção? Pássaros-de-canto!

Nem todo pássaro que canta é um pássaro-de-canto. Alguns pássaros já “nascem sabendo” cantar, portanto desenvolvem o canto normalmente mesmo se isolados de outros indivíduos quando jovens. Por outro lado, pássaros-de-canto precisam aprender com tutores quando jovens (além de treinar muito) para aprenderem a cantar bem. O canto, dependendo da espécie, é utilizado para atrair parceiros e/ou defender territórios. Portanto, devemos apreciar mais ao ouvir pássaros cantando, pois há mais informação em seus cantos do que simplesmente a beleza!

Além disso, é imensa a quantidade de similaridades entre o aprendizado da fala em humanos e o do canto nesses pássaros. Ambos precisam de um sistema auditivo sadio durante um período crítico na infância; precisam praticar para atingir a fluência; até mesmo as áreas do cérebro para aprender e reproduzir as vocalizações tem processos semelhantes! Recentemente, mais um paralelo foi descoberto: o mandarim-zebra (um pássaro-de-canto) modifica seu canto quando está ensinando filhotes a cantar, e esse canto modificado (juntamente com interação social) facilita o aprendizado [3].

O grupo liderado pelo Dr. Jon Sakata, da Universidade de McGill (Canadá), desenvolveu experimentos superinteressantes para desvendar essa descoberta. Um filhote e um adulto (tutor) eram colocados em gaiolas adjacentes. Um outro filhote era colocado em uma outra câmara, com um alto-falante ligado a um microfone na gaiola do tutor. Desse modo, os filhotes na primeira condição podiam interagir socialmente com o tutor, mas os da segunda apenas ouviam os tutores passivamente.

Quando os filhotes se tornaram adultos, e desenvolveram o canto, o grau de similaridade entre os seus cantos e o canto do tutor era maior nos animais que interagiram socialmente do que o dos que não interagiram. Os cientistas também detectaram uma correlação positiva entre o nível de atenção dos filhotes enquanto ouviam os cantos e o nível do aprendizado quando adultos. Além disso, ao analisar a estrutura do canto do tutor, este apresentou ritmo mais lento e com outras mudanças na qualidade do som, como frequência e número das notas, quando comparada com a estrutura do canto não-dirigido ao filhote. Finalmente, os cientistas sacrificaram alguns filhotes logo após o treinamento e observaram que neurônios produtores de dopamina e noradrenalina estavam mais ativos no grupo que interagiu socialmente, o que indica que os circuitos de recompensa e aprendizado (dopamina) e de atenção (noradrenalina) estão envolvidos nesse processo.

Esse estudo finalmente traz a possibilidade de se estudar em detalhe os mecanismos neurobiológicos do “criancês”. Obviamente, não podemos imediatamente aplicar tudo que descobrimos nesse modelo à fala humana, pois a evolução nos separou das aves há cerca de 300 milhões de anos. Porém, esse modelo nos permite desenvolver hipóteses e delinear experimentos mais sofisticados para estudar humanos com mais eficiência.

[1] Crédito da imagem: Patricia Stockebrand (Flickr) / Creative Commons (CC BY-NC-ND 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/patrishia/335612176/.

[2] MH Goldstein and JA Schwade. Social feedback to infants’ babbling facilitates rapid phonological learning. Psychological Science 19, 515 (2008).

[3] Y Chen et al. Mechanisms underlying the social enhancement of vocal learning in songbirds. PNAS 113, 6641 (2016).

Como citar este artigo: Matheus Macedo-Lima. Pássaros também “falam criancês” com seus filhotes! Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/06/passaros-tambem-falam-criances-com-seus-filhotes/. Publicado em 08 de junho (2016).

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