Claudio Macedo
09/06/2016
Tendo isso em conta, nos últimos anos, intensa pesquisa tem sido dedicada ao desenvolvimento de técnicas e dispositivos para aplicações da radiação de terahertz em imagens. São exemplos importantes de aplicações já desenvolvidas: a inspeção para descobrir detalhes invisíveis de pinturas, murais e afrescos famosos, detecção de produtos explosivos químicos, identificação de armas escondidas, e até mesmo a triagem para câncer de pele.
Até o momento, entretanto, os dispositivos de obtenção de imagens em terahertz não funcionam muito bem para objetos menores do que o comprimento de onda da radiação de terahertz, que varia de 0,15 milímetros a 1,5 milímetros, isto é, eles têm baixa resolução, o que limita severamente o seu uso em larga escala.
Pesquisadores britânicos, em trabalho recente [2], deram um passo muito relevante para a extensão das aplicações de imagens em terahertz. Eles conseguiram vencer limitações tradicionais de resolução muito baixa. Os autores desenvolveram uma nova técnica que combina luz visível e radiação de terahertz e obtiveram sucesso na obtenção de imagens de objetos escondidos muito menores que o comprimento da radiação utilizada. Com esse avanço, a tecnologia de imagens em terahertz pode alcançar uma nova gama de aplicações, podendo viabilizar desde estudos de bactérias até realização de controle de qualidade na fabricação de produtos eletrônicos.
O próximo passo das pesquisas na área deverá ser o desenvolvimento de dispositivos que utilizem a nova técnica com custos de produção acessíveis a largo uso.
A inovação é de alta relevância, devendo, portanto, ser comemorada, principalmente nos possíveis usos em exames médicos e odontológicos, considerando ser essa radiação inofensiva à nossa saúde.
[1] Crédito da imagem: Vardanyandv (Own work) [CC BY-SA 4.0 ], via Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Suchabig.PNG.
[2] RI Stantchev et al. Noninvasive, near-field terahertz imaging of hidden objects using a single-pixel detector. Science Advances 2, e1600190 (2016).
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Observando objetos ocultos através de imagens em terahertz. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/06/observando-objetos-ocultos-atraves-de-imagens-em-terahertz/. Publicado em 09 de junho (2016).
Excelente notícia.
Sim Marcelo.
Vamos torcer para que os custos de produção de equipamentos de obtenção de imagens com a nova tecnologia se tornem viáveis a curto prazo. Abs