Claudio Macedo
16/11/2017

[1]
Pesquisadores de Stanford (USA) conseguiram um grande avanço no desenvolvimento de baterias à base de íons de sódio. Eles utilizaram um eletrodo de rodizonato de sódio (Na2C6O6) e, assim, obtiveram uma bateria com uma capacidade de armazenamento de energia semelhante à capacidade das melhores baterias de íon de lítio [2].

O armazenamento de energia é o grande desafio para a adoção generalizada de energia a partir de fontes renováveis, tipo eólica e fotovoltaica. Afinal, essas fontes só produzem energia quando há vento e luz solar. Portanto, só será sustentável o uso exclusivo dessas fontes numa região, quando for possível armazenar eficientemente a energia produzida para ser usada nos momentos em que não pode ser gerada.

Atualmente, o mais eficiente sistema de armazenamento de energia é o de baterias à base íons de lítio. O grande problema desse sistema é o preço do metal lítio; ele é muito caro, o que faz com que as baterias sejam também muito caras e inviabilizem economicamente o suprimento energético em larga escala por meio de armazenamento em baterias desse tipo.

O Na2C6O6 é abundante na natureza e, assim, tem um custo de produção muito mais barato do que o do lítio. Se a produção das baterias com esse material se mostrar técnica e economicamente viável em escala comercial, teremos um impacto muito positivo na adoção maior de energia renovável no mundo. [3]

[1] Crédito da imagem: Clker-Free-Vector-Images (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/car-battery-power-voltage-volts-306041/.

[2] M Lee et al. High-performance sodium–organic battery by realizing four-sodium storage in disodium rhodizonate. Nature Energy 10.1038/s41560-017-0014-y (2017).

[3] Artigos relacionados: Bateria de fluxo e Baterias para toda a vida?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A boa perspectiva de baterias à base de íons de sódio. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/11/a-boa-perspectiva-de-baterias-a-base-de-ions-de-sodio/. Publicado em 16 de novembro (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home