Claudio Macedo
16/02/2018

Fontes de energia renovável. [1]
A resposta à pergunta do título deste artigo é sim, segundo um grupo de pesquisadores de importantes instituições de Stanford e Berkeley nos USA e de Copenhague na Dinamarca. Em trabalho recente, esses pesquisadores desenvolveram roteiros detalhados para que seja feita a transição do sistema de energia de 139 países para uma grade contendo apenas energia renovável e limpa (solar, eólica e hídrica) até 2050, sendo 80% da transição realizada nos próximos 12 anos [2].

No estudo, os autores consideraram todos os setores que demandam energia (residencial, industrial, comercial, serviços, transporte, agricultura, silvicultura, pesca etc.) e analisaram as questões técnicas e econômicas para se ter o sistema energético estável, robusto às flutuações climáticas, e com custos efetivamente baixos.

O trabalho utilizou programas de modelagem computacional que previram os padrões climáticos e as demandas de energia ao longo do tempo. Os 139 países foram agrupados em 20 regiões considerando aspectos geográficos e geopolíticos. Foram combinadas as fontes de energia eólica, solar, hídrica e geotérmica, e armazenamento de energia em baterias e outros meios para atender à demanda plena prevista para 2050 e, também, à oferta e demanda, em incrementos de 30 segundos, por 5 anos (2050-2054).

A pesquisa mostra que os custos de produção por unidade de energia serão semelhantes aos atuais, porém os consumidores pagarão bem menos, por que haverá uma economia de energia muito grande devido a não mais ser necessário extrair, transportar e refinar combustíveis fósseis. Além disso, haverá uma melhoria geral do clima por não se fazer uso de combustíveis fósseis e, consequentemente, da saúde das pessoas.

Ao mostrar que é possível vivermos apenas com energia renovável e limpa utilizando tecnologias já estabelecidas, o trabalho traz uma grande contribuição para o entendimento da questão energética global e abre uma importante linha de pesquisa para estudos sobre a transição para energia 100% renovável e limpa, considerando exclusivamente os recursos de cada país. [3]

[1] Crédito da imagem: seagul (Pixabay) / Creative Commons CC0. https://pixabay.com/en/renewable-energy-environment-wind-1989416/.

[2] MZ Jacobson et al. Matching demand with supply at low cost in 139 countries among 20 world regions with 100% intermittent wind, water, and sunlight (WWS) for all purposes. Renewable Energy 10.1016/j.renene.2018.02.009 (2018).

[3] Artigos relacionados: Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?, Quanta energia hidrelétrica ainda está disponível?, Quando o uso de energia de fontes renováveis será economicamente vantajoso? e Adotaremos a energia sustentável a tempo?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. É possível utilizarmos apenas energia renovável? Saense. http://www.saense.com.br/2018/02/e-possivel-utilizarmos-apenas-energia-renovavel/. Publicado em 16 de fevereiro (2018).

Artigos de Claudio Macedo     Home