Luana Mendonça
18/10/2018

[1]
Caso vocês não lembrem ou ainda não saibam, artrópodes [1] formam o grupo animal que compõe mais de dois terços de todas as espécies terrestres e boa parte das espécies marinhas e de água doce, o que significa que eles são um grupo imensoooooo, com representantes muito conhecidos como os insetos (borboletas, formigas, mosquitos, etc) e os crustáceos (caranguejos, lagostas, camarões, etc). Todas as espécies viventes possuem papel importante na manutenção do ecossistema em que vive (talvez a exceção seja a espécie humana, que tem efetuado papel mais destruidor que construtor dentro dos ecossistemas) e os artrópodes realizam atividades cruciais como a polinização e proteção das plantas e também participam da cadeia trófica como alimento, predador e decompositor. Ou seja, os artrópodes são muitoooo importantes!!

Diante de tanta importância, qual seria o efeito do desaparecimento em massa das espécies de Artrópodes? Com isso em mente, vamos falar sobre os resultados de artigo publicado no mês passado [2].

Os autores Bradford Listera e Andres Garcia, da Universidade Nacional Autônoma do México fizeram um levantamento dos dados sobre a abundância dos artrópodes, abundância de animais que se alimentam de insetos (insetívoros) e dados climáticos da Floresta Tropical de Liquilo, Nordeste de Porto Rico, entre 1978 e 2015. Os dados climáticos da área mostram que nesse intervalo a temperatura aumentou entre 2 e 2.4ºC, com um acréscimo entre 0.05 e 0.055ºC por ano. Você pode estar achando que esse aumento é pouco para um intervalo tão longo, mas é um outro dado que preocupa, que é o número de dias em que as temperaturas foram a níveis extremos e, segundo os dados levantados pelos autores, o número de dias com temperaturas superiores a 29ºC aumentou 14 vezes desde 1978. Mas como isso se refletiu nos artrópodes?

Comparando tanto os resultados de amostragens que vem sendo realizadas desde 1978, quanto a amostragem realizada pelos autores, a abundância de artrópodes diminuiu entre quatro e oito vezes, incluindo os 10 maiores grupos de artrópode da região.

Já imaginando o declínio nas populações de artrópode na área, os autores verificaram se as outras populações de animais que se alimentam desses artrópodes também estariam em declínio, usando lagartos, sapos e aves como foco. O resultado é devastador, a população de lagartos, por exemplo, diminuiu drasticamente, com algumas espécies reduzindo a população à metade e outras até 10 vezes e as aves que se alimentam quase que exclusivamente de insetos, como o Todus mexicanus, teve sua taxa de captura reduzida em 90%!

Os autores argumentam que não apenas o aumento gradual da temperatura, mas principalmente a maior ocorrência de dias com temperaturas extremas parecem ser a causa principal da diminuição da abundância de artrópodes, mas outros agentes estressores como pesticidas e a interferência prejudicial humana na região também estariam contribuindo para um maior decréscimo.

Esses dados são preocupantes, pois não se sabe como estão as outras regiões florestais, será que toda a fauna de artrópodes das regiões tropicais estaria em declínio? Os dados vão até 2015, será que nesses três anos a situação piorou? E o mais grave é: quais são os efeitos dessa perda para a cadeia alimentar, para a manutenção dos ecossistemas e para a biodiversidade?

[1] Crédito da imagem: Kolihapeltis 01 Pengo.jpg: Peter HalaszStylonurus BW.jpg: Nobu TamuraSCORPIO MAURUS PALMATUS.jpg: Guy HaimovitchBlue crab on market in Piraeus – Callinectes sapidus Rathbun 20020819-317.jpg: WpoppFemale centipede with eggs.jpg: Marshal HedinJohn Kratz – Swallowtail (by-sa).jpg: John Kratzderivative work: Xvazquez, Amada44 [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arthropoda.jpg.

[2] BC Lister & A Garcia. Climate-driven declines in arthropod abundance restructure a rainforest food web. PNAS 10.1073/pnas.1722477115 (2018).

Como citar este artigo: Luana Mendonça. Milhares de artrópodes estão desaparecendo, e isso não é nada bom!. Saense. http://saense.com.br/2018/10/milhares-de-artropodes-estao-desaparecendo-e-isso-nao-e-nada-bom/. Publicado em 18 de outubro (2018).

Artigos de Luana Mendonça Home