Pesquisa para Inovação
14/08/2019

Os registros coletados englobam até as medidas das profundidades dos sulcos da borracha (foto: Wikimedia Commons)

Eduardo Geraque  |  Pesquisa para Inovação – Há 10 anos em evolução, o Savetyre, sistema de gestão de pneus por meio de identificação por radiofrequência, a cada ano atinge um nível mais robusto de automação. Atualmente, essa solução eletrônica possibilita ao cliente uma gestão eficiente da sua frota de caminhões, processo que pode aumentar a vida útil da borracha em até 30%.

“O sistema hoje coleta de forma automática até 13 variáveis como pressão, temperatura e até os quilômetros rodados pela carreta desde a última medição”, afirma o engenheiro mecânico e matemático José Caruso Gomes, dono da Saveway, empresa criada por ele em Campinas ao lado do sócio, o economista Antônio João Moreno.

“A principal avenida que estamos trilhando agora é melhorar cada vez mais a coleta automática dos dados dos pneus e do próprio caminhão, sem a necessidade da digitação dos dados pelo operador do sistema”, afirma Gomes. Esse processo, ele explica, faz com que a obtenção das informações para posterior análise caia de 40 minutos aproximadamente para menos de 10 minutos.

O funcionamento da plataforma automatizada funciona por radiofrequência. A etiqueta implantada nos pneus faz a comunicação com os equipamentos por meio de antenas. Os registros coletados englobam até as medidas das profundidades dos sulcos da borracha.

De acordo com o empresário, o sistema desenvolvido em Campinas faz a gestão de frotas de grandes empresas que contam até com 11 mil pneus. “Por isso, aumentar a capacidade de gerir os dados é um dos nossos principais objetivos”, afirma.

Entre os clientes da empresa estão companhias das áreas do agronegócio e da mineração. As principais expectativo dos clientes são otimizar o uso dos diferentes tipos de pneu e, de forma indireta, economizar combustível. “Com informações precisas para as tomadas de decisão, a redução no investimento com pneus pode chegar a 30%, segundo estimativas feitas com base em dados reais”, ele sublinha.

O cálculo sobre economia do diesel é mais complicado de ser feito, porque envolve diversas variáveis. Os relatórios gerados pelo sistema de monitoramento da Saveway permitem ao gestor escolher principalmente qual tipo de pneu é o mais indicado para cada uma das operações da empresa, além de indicar a calibragem ideal para diferentes situações de rua.

“Existe a operação do agronegócio, da mineração, a rodoviária e a urbana, por exemplo, onde nosso sistema funciona bem. A grande questão é sempre indicar qual pneu oferece a melhor relação custo por quilômetro rodado em cada uma das operações da empresa” diz Gomes.

Para chegar ao sistema atual, a Saveway contou com o apoio da FAPESP em todas as fases de evolução técnica da inovação tecnológica.

No primeiro projeto de pesquisa submetido ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) a empresa desenvolveu uma etiqueta eletrônica – ou tag – dotada de tecnologia por radiofrequência resistente a toda a vida útil do pneu. A tag foi desenvolvida na carcaça do pneu e não pode ser removida ou retirada.

Na segunda fase do projeto, também com o apoio do PIPE FAPESP, o sistema de automação para a coleta de dados do pneu começou a ganhar corpo.

Na terceira fase, com o apoio do PIPE-PAPPE Subvenção – resultado de parceria entre a FAPESP e Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) –, encerrada em janeiro deste ano, o projeto “Plataforma RFID com sensores de pressão e temperatura passivos para identificação, gestão e aquisição de dados de pneus Savetyre v3.0” transformou ainda mais o produto. Com maior presença da automação, os gestores passam a ter mais certeza de que os relatórios gerados pela plataforma condizem com a realidade vivida pelos caminhões.

“Os algoritmos fazem entre 95% e 98% da operação de análise dos dados obtidos dos pneus. Mas temos trabalhado nesta pontinha final de 5% a 2% em uma espécie de customização da apresentação dos dados. Estamos tornando a informação cada vez mais fácil para os funcionários que farão a leitura dos relatórios.”

Em sua sede em Campinas, a Saveway conta com 20 pessoas. Metade dos funcionários trabalha diretamente na área de pesquisa e desenvolvimento.

A tecnologia desenvolvida pela Saveway, segundo um de seus criadores, colocar a empresa na liderança nesse tipo de monitoramento de pneus. “Temos entre nossos clientes empresas de vanguarda, que entendem a importância do que fazemos”, diz Gomes, que antes de empreender trabalhou no setor automobilístico.

O fato de trabalhar com uma das fronteiras técnicas do seu segmento faz com que uma das estratégias de negócio da empresa seja expandir o seu produto para as fronteiras do Mercosul até o fim do ano.

Como citar esta notícia de inovação: Pesquisa para Inovação. Os registros coletados englobam até as medidas das profundidades dos sulcos da borracha (foto: Wikimedia Commons). Texto de Eduardo Geraque. Saense. https://saense.com.br/2019/08/plataforma-automatizada-monitora-a-saude-de-pneus/. Publicado em 14 de agosto (2019).

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