ESO
07/07/2020
Esta bonita imagem, obtida com o auxílio do instrumento FORS (FOcal Reducer and low dispersion Spectrograph) montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, mostra um campo de estrelas de todas as idades — algumas em primeiro plano e outras espreitando do fundo da imagem. Os tons vermelhos e azuis bem definidos devem-se ao uso de filtros, os quais permitem selecionar comprimentos de onda da radiação muito específicos. As imagens obtidas com filtros diferentes podem ser combinadas de modo a criar imagens coloridas compostas: atribuindo uma cor particular a cada filtro; em seguida pintando as imagens de acordo com o filtro utilizado; e finalmente combinado as imagens individuais. O resultado é esta imagem deslumbrante que representa os vários comprimentos de onda da luz de modo colorido.
Este pedaço do céu se encontra na constelação do Cruzeiro do Sul, uma região extremamente brilhante da Via Láctea. Esta imagem foi criada como parte do programa Joias Cósmicas do ESO, uma iniciativa que visa obter imagens de objetos interessantes, intrigantes ou visualmente atrativos, utilizando os telescópios do ESO, para efeitos de educação e divulgação científica. O programa utiliza tempo de telescópio que não pode ser usado em observações científicas. Todos os dados obtidos podem ter igualmente interesse científico e são por isso postos à disposição dos astrônomos através do arquivo científico do ESO.
Como citar esta notícia: ESO. Beleza despretensiosa. Saense. https://saense.com.br/2020/07/beleza-despretensiosa/. Publicado em 07 de julho (2020).