Alana Carvalho, Flávia Santos e Ana Maia
01/05/2023

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Já parou para pensar o que podemos fazer para deixarmos as aulas mais dinâmicas e com um olhar mais crítico? Uma possível ferramenta para isso é o uso de temas controversos em sala de aula, pois trazer à tona questões que podem fomentar um debate de pontos de vistas diferentes propicia o desenvolvimento do pensamento crítico.

Na Universidade Federal de Sergipe, os pesquisadores Lucielma Andrade, Tiago Nery e Laélia Campos desenvolveram um estudo [2] com o objetivo de reunir concepções dos professores de Física em relação ao uso de temas controversos na prática docente.

Como os pesquisadores citam no trabalho, um tema controverso tem três características importante: a primeira, é preciso existir opiniões distintas sobre o assunto, que podem ser baseadas em julgamento de valor; a segunda, é preciso que cada opinião possa ser defendida de maneira lógica e racional; a terceira, e última, é preciso permitir a interação entre grupos e indivíduos mesmo tendo opiniões divergentes.

Os resultados da pesquisa mostram que os professores reconhecem a importância e o potencial pedagógico do uso de temas controversos, mas indicam que é algo bastante desafiador. Um dos aspectos desafiadores é o metodológico, visto que o ensino tradicional, comumente adotado, traz dificuldades para desenvolver questões sociocientíficas, como, por exemplo, habilidades necessárias para questionar, gerar hipóteses, realizar pesquisa, entre outros. Além de uma necessária mudança metodológica para utilizar de forma mais plena os temas controversos, haveria, também, a necessidade de uma formação mais ampla e que permita ao professor apresentar uma visão equilibrada capaz de gerar perspectivas além de sua formação.

A pesquisa evidencia que os temas controversos, infelizmente, ainda são utilizados de forma limitada em sala de aula. Contudo, fica claro o seu grande potencial de promover habilidades importantes para o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de tomada de decisões mais conscientes. Assim, espera-se que mudanças curriculares busquem incentivar a diversificação de abordagens metodológicas, incluindo o uso de temas controversos. Com isso, podemos olhar as questões sociocientíficas com outros olhos e despertar os benefícios que a ciência oportuniza. [3]

[1] Imagem: geralt / Pixabay.

[2] Artigo: SANTOS, Lucielma Andrade; RIBEIRO, Tiago Nery; CAMPOS, Laélia. Concepções de professores sobre ensinar temas controversos na educação básica. Periódicos UNB. Brasília, 2022. 9 p. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46008/35152. Acesso em: 13 abr. 2023.

[3] Alana Carvalho e Flávia Santos são graduandas do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Como citar este artigo: Alana Carvalho, Flávia Santos e Ana Maia. O potencial dos temas controversos. Saense. https://saense.com.br/2023/05/o-potencial-dos-temas-controversos/. Publicado em 01 de maio (2023).

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