Tábata Bergonci
09/01/2019
Na África do Sul, para proteger as abelhas A. m. capensis de uma recente praga na Cidade do Cabo, cientistas transferiram a subespécie para uma região no nordeste do país. Porém, essas abelhas causaram estragos na subespécie local, A. m. scutellata. As abelhas recém chegadas da Cidade do Cabo invadiam colmeias da outra subespécie, se tornando parasitas sociais, reproduzindo um exército de trabalhadores leais, roubando todo o mel e, finalmente, destronando a rainha.
Esse tipo de comportamento é conhecido como Síndrome de Thelytoky, quando uma abelha operária deixa de ser altruísta e passa a ser egoísta, trabalhando para ela sem pensar na rainha ou na colmeia. Evolutivamente, esse comportamento seria positivo no caso da rainha ter sido perdida. Até hoje, a mudança genética responsável por essa síndrome não tinha sido encontrada. Agora, cientistas encontraram o gene egoísta!
O nome do gene foi batizado de Thelytoky e está no cromossomo 1 das abelhas [3]. Uma única mutação nesse gene provoca a mudança de comportamento, e essa mutação é encontrada apenas em algumas subespécies de A. mellifera. E por que o comportamento egoísta é raro nessas subespécies? A resposta é complexa mas vou tentar simplificar.
Primeiro, é preciso lembrar que existem dois tipos de genes Thelytoky, o que em genética chamamos de dois tipos de alelos: o alelo normal e o alelo com a mutação (que provoca o comportamento egoísta). O alelo com mutação é dominante, o que significa que é necessário apenas uma cópia dele para que a abelha se torne egoísta. Porém, se a abelha recebe duas cópias do alelo com mutação, ela não sobrevive. Assim, a maioria das abelhas possuem dois alelos normais, enquanto algumas abelhas possuem um alelo normal e outro com a mutação (e essas são as egoístas!). No fim, até para ser egoísta é necessário um pouco de altruísmo!
A descoberta mostra como apenas uma mutação em um alelo de um gene, considerando a enorme quantidade de genes e alelos que um indivíduo possui, pode ser tão importante. No caso das abelhas, importante a ponto de mudar a personalidade de ajudante para mercenária!
[1] Crédito da imagem: Orangeaurochs (Flickr), CC BY 2.0. https://www.flickr.com/photos/orangeaurochs/7002893894.
[2] AN Mortensen et al. “European honey bee”. Entomology and Nematology Department, University of Florida. http://entnemdept.ufl.edu/creatures/MISC/BEES/euro_honey_bee.htm. Retrieved 1 September (2018).
[3] D Aumer et al. A single SNP turns a social honey bee (Apis mellifera) worker into a selfish parasite. Molecular Biology and Evolution 10.1093/molbev/msy232 (2019).
Como citar este artigo: Tábata Bergonci. Abelhas egoístas? Descoberta mutação que explica como uma abelha deixa de trabalhar seguindo ordens da rainha!. Saense. http://saense.com.br/2019/01/abelhas-egoistas-descoberta-mutacao-que-explica-como-uma-abelha-deixa-de-trabalhar-seguindo-ordens-da-rainha/. Publicado em 09 de janeiro (2019).