Claudio Macedo
24/11/2015

Justiça. Crédito: Pixabay / Creative Commons.
Justiça. [1]
Pesquisadores de instituições da América do Norte e da África [2] descobriram que crianças de sete diferentes países, desde os quatro anos de idade, rejeitam desigualdade na distribuição de recursos quando é desvantajoso para elas. Em três desses países, crianças a partir dos oito anos de idade, rejeitam a desigualdade mesmo quando isso é vantajoso para elas [3].

O trabalho de pesquisa [3] foi feito para examinar como o senso de justiça se desenvolve em crianças a partir de sociedades bem diferentes (Canadá, Índia, México, Peru, Senegal, Uganda e EUA), testando crianças de 4 a 15 anos de idade em uma tarefa de decisão sobre distribuição de recursos (equidade).

A tarefa de decisão, chamada de teste de aversão à desigualdade, foi aplicada a mais de oitocentas duplas de crianças e envolvia duas possíveis decisões de equidade: (a) aversão a desigualdade desvantajosa (“o outro” recebe mais do que “eu”) e (b) aversão a desigualdade vantajosa (“eu” recebo mais do que “o outro”).

Os autores do estudo encontraram que a aversão a desigualdade desvantajosa surgiu em todas as populações no meio da infância. Por outro lado, a aversão a desigualdade vantajosa foi mais variável, emergindo em apenas três das populações estudadas (Canadá, EUA e Uganda) e só mais tarde no desenvolvimento da criança.

O resultado da pesquisa é instigante, pois nos remete a pensar no quanto o sentimento de justiça humana é universal ou depende de especificidades culturais. É importante a ampliação dessa linha de pesquisa para um melhor entendimento do assunto, tendo em vista a percepção que temos que o senso de justiça desempenha um papel fundamental na cooperação humana. [4]

[1] Crédito da imagem: Monam (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/law-world-legal-symbol-global-419057/.

[2] Instituições dos pesquisadores: Boston University (USA), Yale University (USA), Boston College (USA), Harvard University (USA), Simon Fraser University (Canadá), St Francis Xavier University (Canadá), University of Cheikh Anta Diop (Senegal) e University of Utah (USA).

[3] PR Blake et al. The ontogeny of fairness in seven societies. Nature 528, 258 (2015).

[4] Post relacionado: O que faz pessoas serem mais cooperativas?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Quando começamos a ter senso de justiça? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/11/quando-comecamos-a-ter-senso-de-justica/. Publicado em 24 de novembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home