Claudio Macedo
12/07/2016
Pesquisa realizada na Austrália descobriu uma correlação positiva muito interessante entre a quantidade de frutas e vegetais incluída na alimentação e o nível de felicidade da pessoa [2].
Os pesquisadores analisaram questionários de 12.385 australianos com idades entre 15 e 93 anos que participaram dos levantamentos nacionais HILDA (Household, Income, and Labour Dynamics in Australia) nos anos 2007, 2009 e 2013. Esses levantamentos incluíram questões sobre os hábitos alimentares e satisfação com a vida dos australianos. O detalhamento dos dados obtidos viabilizou aos pesquisadores determinar indicadores quantitativos tanto de frutas e vegetais consumidos quanto do nível de felicidade de cada indivíduo participante do estudo.
As questões sobre quantidades de frutas e vegetais na alimentação foram do tipo: “Em um dia, das últimas quatro semanas, em que você comeu frutas (vegetais), quantas porções de frutas (vegetais) você comeu?”. A quantidade média diária de porções consumidas por cada participante representou um indicador numérico da quantidade de frutas e vegetais consumidos. Cada porção contém a quantidade de calorias de uma fruta tipo maçã, ou o equivalente de outras frutas ou verduras e legumes. As respostas foram padronizadas como variando a partir de 1 (uma ou menos porções diárias) a 6 (seis ou mais porções diárias).
Já as questões sobre felicidade foram do tipo: “Quanto do tempo nos últimos 4 semanas você experimentou sentimentos caracterizáveis como ‘foi uma pessoa feliz’?”. Nesse item as respostas foram codificadas de 1 (nenhuma parte do tempo) a 6 (todo o tempo).
É público há muitos anos que o consumo regular de frutas e vegetais é benéfico para a saúde física a longo prazo. O que esse novo estudo mostrou, em termos estatístico, é que o aumento do consumo de frutas e vegetais leva ao de aumento de felicidade, satisfação com a vida e bem-estar. Vamos usar essa informação e nos motivar para ampliar o uso desses alimentos e assim nos beneficiar de uma melhor saúde mental. Quanto à ciência, cabe avançar nessa linha de pesquisa para responder a uma pergunta essencial que surge com a descoberta: O que contém nas frutas e vegetais que nos torna mais felizes? [3]
[1] Crédito da imagem: Petr Kratochvil / Creative Commons (CC0 1.0). URL: http://www.freestockphotos.biz/stockphoto/5746.
[2] R Mujcic and AJ Osvald. Evolution of Well-Being and Happiness After
Increases in Consumption of Fruit and Vegetables. Am J Public Health 106, 1504 (2016).
[3] Artigos relacionados: O que aconteceria se todos passassem a ser vegetarianos? e As quatro características de estilo de vida saudável.
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Encontrando a felicidade em alimentos. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/07/encontrando-a-felicidade-em-alimentos/. Publicado em 12 de julho (2016).