Marcelo M. Guimarães
10/07/2016

Impressão artística de Juno em Júpiter. [1]
Impressão artística de Juno em Júpiter. [1]
O gigante do nosso Sistema Solar esconde muitos mistérios. Júpiter possui um núcleo sólido? Qual a composição desse núcleo? Como é gerado o intenso campo magnético de Júpiter? Quanta água e amônia se escondem nas profundezas de sua atmosfera?

A missão Juno, da NASA [2], foi planejada para responder algumas dessas perguntas. Lançada em 2011, Juno viajou 2,8 bilhões de km, usando a Terra como um estilingue, até chegar a Júpiter no dia 4 de julho de 2016. Após uma perigosa mas bem sucedida manobra de inserção de órbita, Juno conseguiu cumprir a primeira parte da missão. Essa primeira órbita, com período de 53,5 dias, tem como objetivo economizar combustível para poder estabelecer a órbita final com período de 14 dias, quando os instrumentos estarão funcionando completamente.

Juno terá uma órbita polar, passando a apenas 5 mil km do topo da atmosfera de Júpiter. Teremos pela primeira vez observações detalhadas dos polos de Júpiter e poderemos entender melhor como funcionam suas auroras, as maiores e mais potentes do Sistema Solar.

Durante 20 meses Juno vai usar seus 9 instrumentos para fazer observações de Júpiter. A energia dos instrumentos será provida por 3 grandes painéis solares, os maiores já usados em uma sonda, capazes de gerar uma potência de 500 Watts.

Júpiter compõe a maior parte da massa planetária do Sistema Solar e possui uma proporção de elementos químicos muito próxima da composição do Sol. É importante, então, entendermos como Júpiter se formou, como é sua estrutura interna, onde seu campo magnético é gerado, até qual profundidade os fortes ventos que vemos no topo da atmosfera se estendem. Compreender Júpiter é um passo importante para entender a formação do nosso Sistema Solar e para entendermos também os diversos exoplanetas que temos descoberto nas últimas décadas. Desejamos todo o sucesso para a missão Juno e aguardamos ansiosos pelas belíssimas imagens que ela vai nos enviar do gigante Júpiter.

[1] Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech. URL: https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia16869/juno-above-jupiters-pole-artists-concept.

[2] Site oficial da missão Juno: https://www.nasa.gov/mission_pages/juno/main/.

Como citar este artigo: Marcelo M. Guimarães. Resolvendo os mistérios de Júpiter. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/07/resolvendo-os-misterios-de-jupiter/. Publicado em 10 de julho (2016).

Artigos de Marcelo M. Guimarães     Home