Claudio Macedo
22/10/2015

Boltzmann em 1869.
Boltzmann em 1869.

Pesquisadores da Universidade de Colorado (USA) obtiveram em laboratório um fenômeno extraordinário: um gás harmonicamente pulsante e termicamente isolado. Ele se contrai e se expande sem amortecimento [1].

A experiência foi feita com gás de átomos de rubídio a temperatura muito baixa, próximo do zero absoluto, mas alta o suficiente para não sofrer efeitos quânticos importantes.

Esse fenômeno foi previsto em 1876 por Boltzmann [2] porém, só agora, foi possível realizá-lo na prática, devido a grandes dificuldades tecnológicas. Era necessário garantir que o gás ficasse confinado em recipiente esfericamente simétrico e sob um potencial harmônico tridimensional perfeitamente isotrópico.

Fisicamente, o que o fenômeno mostra é que um sistema nessas condições não entra em equilíbrio térmico. Ele tem comportamento análogo ao de um pêndulo simples que continuamente transforma energia cinética em potencial e vice-versa.

O estado de não-equilíbrio térmico permanente, obtido nesse trabalho, é um fenômeno não intuitivo e deverá contribuir para a compreensão de outros sistemas normalmente existentes na natureza. A matéria viva, por exemplo, é um sistema em estado de não-equilíbrio térmico.

[1] DS Lobser et al. Observation of a persistent non-equilibrium state in cold atoms. Nature Physics 11, 1009  (2015).

[2] Ludwig Eduard Boltzmann (1844-1906) foi um físico austríaco considerado um dos criadores da mecânica estatística. A mecânica estatística é a área da Física que explica como as propriedades dos átomos individuais determinam as propriedades físicas da matéria.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O gás pulsante de Boltzmann. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/o-gas-pulsante-de-boltzmann/. Publicado em 22 de outubro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home