Ana Maia
18/01/2016

Amostra de sangue para diagnóstico de doenças. Crédito: tOrange/Creative Commons.
Amostra de sangue para diagnóstico de doenças. [1]
Grupo de pesquisadores suíços desenvolveu uma técnica de diagnóstico sanguíneo que promete detectar a presença no sangue de vírus, bactérias, parasitas e ainda quantificar biomarcadores de doenças, como, por exemplo, glicose e colesterol, de forma rápida e barata [2]. A técnica é baseada na detecção em tempo real de uma reação enzimática produzida em um substrato de lipídios em uma fase específica (lipic cubic phase – LCP) [3] a partir do sinal de birrefringência gerado pelo cristal produzido.

Birrefringência é um fenômeno observado em cristais mais complexos, anisotrópicos, que consiste da refração do feixe de luz incidente em dois feixes com ângulos de propagação distintos.

O que os pesquisadores mostraram é que é possível utilizar substratos apropriados para produzir reações enzimáticas com amostras sanguíneas que geram cristalização em fases com birrefringência mensurável quando há presença de determinado elemento. Experimentos foram feitos, com sucesso, para determinação da concentração de glicose e de colesterol e para a detecção da bactéria Escherichia coli e dos vírus do HIV e do Ebola.

Os pesquisadores mostraram ainda que a técnica tem grande potencial para uso em campo no diagnóstico rápido do tipo “positivo-negativo”. A aplicação da metodologia para detecção do parasita Plasmodium falciparum permitiu a determinação de infecções de malária por meio de sinais de birrefringência visíveis a olho nu. Além do substrato específico e da amostra sanguínea, apenas um par de filtros de polarização é necessário para viabilizar a visualização do sinal de luminoso de birrefringência [2].

Com grande potência de aplicação para detecção dos mais diversos tipos de analitos, e comprovadamente de baixo custo, esta nova técnica deve se tornar muito útil no diagnóstico rápido de doenças.

[1] Crédito da imagem: tOrange / Creative Commons.

[2] JJ Vallooran et al. Lipidic Cubic Phases as a Versatile Platform for the Rapid Detection of Biomarkers, Viruses, Bacteria, and Parasites. Advanced Functional Materials 26, 181 (2016).

[3] EM Landau and JP Rosenbusch. Lipidic cubic phases: A novel concept for the crystallization of membrane proteins. PNAS 93, 14532 (1996).

Como citar este artigo: Ana Maia. Nova técnica promete exame de sangue barato e até a olho nu. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/01/nova-tecnica-promete-exame-de-sangue-barato-e-ate-a-olho-nu/. Publicado em 18 de janeiro (2016).

Artigos de Ana Maia     Home