Claudio Macedo
07/04/2016
A qualidade da água que usamos é um motivo permanente de preocupação. O processo mais comum de seu controle é o recolhimento de amostras da água e a sua condução para um laboratório onde é feita a análise. Gasta-se com isso um bom tempo e os resultados da análise ainda podem conter erros devido ao manuseio das amostras.
Pesquisadores australianos desenvolveram um sistema de detecção, no próprio reservatório de água e em tempo real, de contaminantes orgânicos perigosos para nossa saúde, tais como herbicidas, pesticidas e corantes [2].
O sistema de detecção é constituído de sensores de fibra ótica revestida com uma camada de filme fino feito com um material organometálico. O material utilizado foi estruturado com átomos de zircônio, metal conhecido por ser bastante estável em água.
Nos testes, o sensor de fibra com organometálico foi capaz de detectar com precisão, em tempo real, a presença de um contaminante da água chamado de rodamina B, corante utilizado na indústria têxtil e na produção de laminados, conhecido por ser potencialmente cancerígeno se for ingerido [2].
É certamente um bom avanço tecnológico. Vamos torcer que logo esteja disponível para uso em larga escala.
[1] Crédito da imagem: Bradley Stephen Wise (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/bswise/4457876206.
[2] M Nazari et al. UiO-66 MOF end-face-coated optical fiber in aqueous contaminant detection. Optics Letters 41,1696 (2016).
[3] Artigos relacionados: Um filtro para a água do rio Doce? e Um filtro de açúcar.
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Usando fibra ótica para detectar contaminantes da água em tempo real. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/04/usando-fibra-otica-para-detectar-contaminantes-da-agua-em-tempo-real/. Publicado em 07 de abril (2016).
Muito bom.
É isso Marcelo.
Pode trazer segurança para os sistemas de abastecimento de água das cidades.
Abs.