Claudio Macedo
21/06/2016

Macaca fascicularis aurea usando uma ferramenta de pedra. [1]
Macaca fascicularis aurea usando uma ferramenta de pedra. [1]
Pesquisadores britânicos e asiáticos observaram o uso sistemático de ferramentas de pedras para abrir nozes, ostras e outros mariscos, por macacos selvagens da espécie Macaca fascicularis aurea. O estudo incluiu a escavação arqueológica dos locais de uso das ferramentas e verificou que este comportamento já se estende por dezenas de anos [2].

No trabalho, os autores presenciaram a cuidadosa seleção da pedra para uso como ferramenta pelo macaco, a quebra da casca do alimento e a reutilização sistemática da mesma pedra para abrir outras cascas, antes de abandoná-la.

Através da escavação arqueológica na região de alimentação dos macacos observados, foi possível identificar ferramentas antigas utilizadas há cerca de 50 anos, por gerações anteriores dos macacos.

É provável que a continuidade das pesquisas constate que essa espécie de macacos já utiliza ferramentas de pedras há muito mais tempo, talvez até milhares de anos.

A linha de investigação é pioneira. Ela abre caminho para pesquisas arqueológicas comparativas do comportamento de seres humanos primitivos que viveram em ambientes semelhantes e desses primatas selvagens com cérebros muito menores do que os seres humanos.

[1] Crédito da imagem: Haslam M, Gumert MD, Biro D, Carvalho S, Malaivijitnond S (2013) [CC BY 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5)], via Wikimedia Commons.

[2]. M Haslam et al. Archaeological excavation of wild macaque stone tools. Journal of Human Evolution 10.1016/j.jhevol.2016.05.002 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Macacos selvagens utilizam “ferramentas” para abrir ostras e nozes. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/06/macacos-selvagens-utilizam-ferramentas-para-abrir-ostras-e-nozes/. Publicado em 21 de junho (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home