Claudio Macedo
29/07/2016

Nariz. [1]
Nariz. [1]
Pesquisadores alemães conseguiram um feito extraordinário: obtiveram um potente antibiótico, eficaz contra uma importante variedade de bactérias resistentes a antibióticos atualmente em uso, e inauguraram uma inovadora rota de desenvolvimento de antibióticos [2].

O novo antibiótico, nomeado como lugdunin, foi isolado a partir da bactéria Staphylococcus lugdunensis existente no nariz humano. Ele se mostrou ativo, em testes de laboratório, contra vários agentes patogênicos, incluindo Staphylococcus aureus resistente à meticilina e Enterococcus resistente à vancomicina.

A bactéria S. aureus é um agente patogênico humano oportunista que é responsável por muitas infecções graves. Ela é encontrada nos narizes de cerca de 30% da população.

Considerando a agressividade da S. aureus, uma questão intrigava os especialistas: como é que 70% da população resiste à colonização por S. aureus? Buscando entender o que estava acontecendo, pesquisadores desconfiaram que a presença de outras bactérias nasais poderia estar relacionada com a inibição da S. aureus. Nessa linha de investigação, os autores examinaram muitas espécies de Staphylococcus obtidas na cavidade nasal humana para testar a inibição do crescimento de S. aureus. Isso levou à descoberta que a S. lugdunensis eliminou em laboratório uma população crescente de S. aureus, sugerindo que a S. lugdunensis segrega um composto que provoca a destruição de S. aureus. A análise laboratorial detalhada permitiu a identificação deste composto como sendo um antibiótico peptídico que os autores denominaram lugdunin [3].

Considerando que a S. lugdunensis está presente em apenas 10% da população e a S. aureus é encontrada em 30% da população, a descoberta do lugdunin não responde plenamente à questão da resistência ao S. aureus de 70% da população. Assim, podemos prever que outros antibióticos também capazes de combater a S. aureus poderão ser descobertos através da metodologia usada pelos pesquisadores [3].

Infecções causadas por bactérias altamente resistentes aos antibióticos têm aumentado bastante nos últimos anos e representam uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. É previsto que organismos resistentes aos antibióticos disponíveis, deverão tornar-se causas de mortes em número maior do que o câncer nas próximas décadas [2]. Sendo assim, devemos comemorar a descoberta do lugdunin e do novo método de desenvolvimento que viabilizou sua obtenção.

[1] Crédito da imagem: EME (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/head-girl-face-sleep-rest-nose-335011/.

[2] A Zipperer et al. Human commensals producing a novel antibiotic impair pathogen colonization. Nature 535, 511 (2016).

[3] K Lewis and P Strandwitz. Microbiology: Antibiotics right under our nose. Nature 535, 501 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Antibiótico inovador desenvolvido a partir de bactérias do nariz. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/07/antibiotico-inovador-desenvolvido-a-partir-de-bacterias-do-nariz/. Publicado em 29 de julho (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home