Claudio Macedo
10/11/2016

Produção de energia renovável (eólica e solar fotovoltaica). [1]
Produção de energia renovável (eólica e solar fotovoltaica). [1]
A Agência Internacional de Energia divulgou relatório sobre produção de energia renovável no mundo em 2015 e as previsões para o ano de 2021. O grande destaque foi que em 2015, pela primeira vez, as energias renováveis representaram mais da metade do crescimento anual da capacidade de produção de energia e ultrapassaram o carvão em termos de capacidade de produção instalada acumulada no mundo [2].

Em 2015, o crescimento anual da capacidade de produção de eletricidade renovável alcançou um recorde histórico de 153 gigawatts (GW), graças a adições recorde em energia eólica terrestre (63 GW) e energia solar fotovoltaica (49 GW). A percentagem de energias renováveis na produção global de eletricidade foi de 23% em 2015.

O relatório prevê um crescimento firme da capacidade global de produção de eletricidade renovável na ordem de 42% (ou 825 GW) até 2021, oportunidade em que alcançará cerca de 28% da produção mundial de energia elétrica. Sendo que 75% desse crescimento será representado por produção adicional conjunta de energia eólica terrestre e de energia solar fotovoltaica. O restante do aumento de produção ficando, essencialmente, com bioenergia, energia eólica no mar, energia solar térmica, geotérmica e oceânica.

Os dados do relatório são muito positivos. Deve, inclusive, ser destacado que só ocorreram, diante do cenário de preços baixos dos combustíveis fósseis, graças a políticas governamentais de apoio à produção e a reduções muito acentuadas de custos de produção. No entanto, os números ainda são insuficientes para garantir que sejam alcançados os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris durante a 21ª Conferência das Partes (COP21). Particularmente, para atingir o objetivo de manter o aquecimento global “muito abaixo de 2ºC”, será necessário alcançar taxas muito maiores de uso de energias renováveis. [3]

[1] Crédito da imagem: TAFE SA TONSLEY (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/[email protected]/12648929455.

[2] International Energy Agency. Medium-Term Renewable Energy Market Report 2016. URL: http://www.iea.org/bookshop/734-Medium-Term_Renewable_Energy_Market_Report_2016. Acesso: 09 de novembro (2016).

[3] Artigo relacionado: Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O surpreendente aumento de produção de energia renovável. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/11/o-surpreendente-aumento-de-producao-de-energia-renovavel/. Publicado em 10 de novembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home