Claudio Macedo
21/03/2017

Crianças brincando. [1]
Catherine Broom, pesquisadora canadense, em trabalho recente, explorou as relações entre experiências infantis na natureza e atitudes e comportamentos sobre o meio ambiente dos adultos. A pesquisa, que contou com a participação voluntária de 50 estudantes universitários, com idades entre 18 e 25 anos, mostra a existência de importantes conexões entre as experiências da infância junto à natureza e as visões e ações mais recentes dos adultos sobre a natureza. As correlações entre as opiniões expressas pelos jovens sobre cuidar do meio ambiente e ações ambientalmente amigáveis foram surpreendentes. Particularmente, dos resultados detalhados no texto da autora, destaca-se a correlação de 87% entre ter tido experiências positivas brincando na natureza quando criança e a autoidentificação como amantes da natureza quando adultos; enquanto isso, entre aqueles que não brincaram na natureza quando criança, 100% declararam ter uma visão neutra da natureza [2].

A pesquisa solicitou aos participantes que selecionassem num questionário as opções que descreviam suas experiências na natureza quando crianças e suas visões e ações em relação ao meio ambiente no presente.

No questionário, “natureza” não foi especificamente definida, mas foi usada no sentido genérico de “ambiente natural”.  Foi pedido aos participantes que identificassem quanto tempo eles passavam brincando ou jogando na natureza quando eram crianças. Nesse ponto, foi fornecida uma lista de possíveis atividades em que o participante poderia ter se envolvido quando criança, por exemplo, brincar ao ar livre na natureza, praticar esportes, assistir TV, ou jogar jogos de computador. Se o participante selecionasse a opção “brincar ao ar livre na natureza”, então ele tinha também que responder se suas lembranças dessas experiências eram principalmente positivas, negativas ou ambas.

Em seguida, os participantes receberam outra pergunta que exigia que eles selecionassem a prioridade que atribuíam atualmente ao cuidado do ambiente natural. Eles complementaram essa resposta selecionando as ações em que participavam que demonstravam cuidados ambientais. As opções incluíam a compra de alimentos orgânicos, transporte público ou ciclismo, ações que minimizam o consumo de energia, reciclagem e compostagem.

Como destaca a autora, a consciência ecológica engloba o conhecimento, a reverência e as ações do indivíduo em relação ao meio ambiente. Os indivíduos com uma consciência ecológica ligam suas identidades pessoais à natureza, demonstram cuidado com a natureza e valorizam a sustentabilidade. A natureza é entendida como vital, pois satisfaz necessidades físicas humanas e necessidades estéticas e emocionais. Em contraste com aqueles indivíduos que valorizam e cuidam da natureza, outros indivíduos podem ter uma consciência ou identidade ecológica limitada. Eles podem se concentrar na economia e ver o ambiente natural como um recurso a ser explorado com fins lucrativos.

O trabalho explicita como nossas experiências durante a infância junto à natureza podem afetar como nós vemos e interagimos com a natureza quando adultos; ele, assim, dá suporte às atuais experiências positivas de educação ecológica ou ambiental para crianças.

[1] Crédito da imagem: Mariyath (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/mariyath/248873673.

[2] C Broom. Exploring the Relations Between Childhood Experiences in Nature and Young Adults’ Environmental Attitudes and Behaviours. Australian Journal of Environmental Education 33, 34 (2017).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A conexão entre experiências agradáveis da criança na natureza e a atitude positiva do adulto na defesa do meio ambiente. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/03/a-conexao-entre-experiencias-agradaveis-da-crianca-na-natureza-e-a-atitude-positiva-do-adulto-na-defesa-do-meio-ambiente/. Publicado em 21 de março (2017).

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