Claudio Macedo
29/08/2017
Pesquisadores norte-americanos, utilizando os dados de pesquisas sociais regularmente realizadas nos EUA (The General Social Survey), examinaram a relação entre convicções pessoais sobre seis temas científicos contemporâneos, presumidos controversos, e a educação das pessoas, considerada em três aspectos: escolaridade geral, escolaridade científica e letramento científico [2]. Os temas científicos investigados foram: pesquisa com células-tronco, Big Bang, evolução humana, alimentos geneticamente modificados, nanotecnologia e mudanças climáticas antropogênicas.
Os autores descobriram que as convicções estavam correlacionadas com a identidade política individual para a pesquisa com células-tronco, Big Bang, evolução humana e mudanças climáticas antropogênicas. A identidade religiosa mostrou-se significativamente associada às convicções em relação a pesquisa com células-tronco, Big Bang, evolução humana e nanotecnologia. Em cada uma dessas questões, os indivíduos com mais educação geral, educação científica e letramento científico mostraram ter mais convicções polarizadas por razões políticas ou religiosas. Os pesquisadores não encontraram evidência de polarização política ou religiosa para alimentos geneticamente modificados.
No entendimento dos autores, o resultado do trabalho, indicando que maior formação geral e científica está associada a uma maior polarização em temas controversos por motivação política e religiosa, é consistente com o argumento de raciocínio motivado, pelo qual indivíduos mais conhecedores são mais adeptos da interpretação de evidências em apoio das suas conclusões preferenciais (viés de confirmação), e de erro de avaliação, pelo qual o conhecimento aumenta a confiança dos indivíduos mais rapidamente do que aumenta esse conhecimento.
Esse assunto é muito intrigante. As pessoas com alta escolaridade que divergem dos resultados científicos nos chamados temas controversos, normalmente, excluindo tais temas, valorizam a ciência e acreditam nos seus resultados. Assim, ficamos com algumas questões interessantes: Como as posições pessoais sobre temas científicos controversos mudam ao longo do tempo? Como a opinião das pessoas sobre esses temas variam dependendo da nacionalidade? Quais são as causas que levam pessoas com maior escolaridade geral e científica segurar-se em convicções íntimas de natureza política ou religiosa em detrimento de evidências científicas?
[1] Crédito da imagem: Lwp Kommunikáció (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/lwpkommunikacio/8243955303/.
[2] C Drummond, B Fischhoff. Individuals with greater science literacy and education have more polarized beliefs on controversial science topics. PNAS 10.1073/pnas.1704882114 (2017).
Como citar este artigo: Claudio Macedo. O efeito da maior escolaridade nas divergências em temas científicos. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/08/o-efeito-da-maior-escolaridade-nas-divergencias-em-temas-cientificos/. Publicado em 29 de agosto (2017).