Luana Mendonça
17/10/2017

Energia elétrica é absurdamente importante e seria muito complicado viver sem ela (esse texto estaria sendo escrito à mão ou ‘pasmem’ em uma máquina de datilografar), mas as barragens prejudicaram, de maneira direta, os peixes do rio. Mas como assim? A maioria dos peixes pescados no São Francisco e comercializados são peixes migratórios, que sobem o rio, geralmente na época da chuva, para poder reproduzir, e, com as barragens, a migração foi prejudicada e várias dessas espécies de peixes começaram a desaparecer no São Francisco. E nós estamos falando apenas dos peixes comerciais, imaginem os outros!!
O artigo do qual falarei hoje é um relato do reaparecimento de um dos peixes comerciais que há 40 não vinha sendo capturado no baixo São Francisco [2]. O peixe em questão é conhecido como matrinxã (Brycon orthotaenia, Characiformes: Bryconidae) (Figura 2), uma espécie que faz longas migrações para as regiões superiores do rio para poder se reproduzir.

O reaparecimento do matrinxã mostra que apesar de todos os problemas que a espécie vem enfrentando, ela também é bastante resiliente, mas outros mecanismos sugeridos pelos autores podem aumentar a eficiência da criação e reinserção dos alevinos de espécies nativas, como: a escolha dos melhores locais para soltura, aumento da vasão do rio no período chuvoso, evitar ao máximo a liberação de esgoto doméstico e resíduo industrial no rio, envolver as comunidades que vivem nas margens do rio nos programas de proteção e restauração ambiental, a reflorestamento da margem e o monitoramento à longo prazo das espécies nativas.
Obviamente, o reaparecimento de uma espécie após 40 anos sem registrá-la é importantíssimo, pois mostra que atitudes, quando tomadas de maneira correta podem ajudar a restaurar o ambiente de que tanto usufruímos. Essa é uma boa notícia diante de tantas e tantas tristes relacionadas ao rio São Francisco, mas vamos manter a esperança e fazer nossa parte!
[1] Crédito da imagem: Roldão Lima Junior (Wikimedia Commons) / Creative Commons (CC-BY-SA-4.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%A3o_Francisco_River.jpg
[2] MFG Brito et al. Reappearance of matrinxã Brycon orthotaenia (Characiformes: Bryconidae) in the lower São Francisco river, Brazil. AACL Bioflux 9, 949 (2016).
Como citar este artigo: Luana Mendonça. Os peixes do São Francisco pedem socorro e tem gente ajudando! Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/10/os-peixes-do-sao-francisco-pedem-socorro-e-tem-gente-ajudando/. Publicado em 17 de outubro (2017).