Claudio Macedo
30/07/2018

[1]
Pesquisadores de instituições britânicas e chinesas investigaram, em experimentos com camundongos, qual macronutriente é responsável, a longo prazo, por causar excesso de peso ou obesidade. A conclusão da pesquisa, é que é o teor de gordura na dieta que define a maior ou menor absorção de energia (calorias) e, consequentemente, o peso corporal [2].

O tema desse trabalho, o impacto de diferentes macronutrientes na regulação do peso corporal, é desafiador. Distintos estudos têm sugerido, de forma divergente, ser o aumento da gordura, o aumento de carboidratos (particularmente açúcares) ou a redução da proteína na dieta, como responsável por estimular o consumo excessivo de alimentos e, assim, direcionar a obesidade.

Os autores expuseram os animais do experimento a diversas dietas durante 90 dias (equivalente, em tempo de vida, a 9 anos de humanos). Foram utilizadas dezenas de composições diferentes, variando o teor de gordura (de 8,3% a 80%), de carboidratos (de 10% a 80%, sendo 5% a 30% de sacarose) e de proteínas (de 5% a 30%). Conclusivamente, o maior peso corporal foi alcançado quando os níveis de gordura na dieta estiveram entre 50% e 60% do total da alimentação fornecida.

O peso corporal maior ou menor é definido pelo balanço energético. Se ao longo do tempo o corpo absorve mais calorias do que gasta, ocorre aumento de peso. A quantidade de calorias que caracteriza cada alimento é determinada em laboratório utilizando um aparelho chamado calorímetro. Na determinação do teor calórico, é feita a combustão do alimento e calculado a quantidade de calorias que libera no processo. Ao ingerirmos o alimento, o nosso corpo absorve parte das calorias desse alimento. O quanto nosso corpo absorve, depende do nosso metabolismo.

Levando em conta que o camundongo é um modelo amplamente usado para entender a obesidade humana, o que essa nova pesquisa está indicando é que se o teor de gordura de nossa alimentação é maior, maior será a absorção de calorias e maior será o aumento de nosso peso corporal.

[1] Crédito da imagem: lipefontes0 (Pixabay), CC0 Creative Commons. https://pixabay.com/en/cheese-breakfast-food-1972744/.

[2] S Hu et al. Dietary Fat, but Not Protein or Carbohydrate, Regulates Energy Intake and Causes Adiposity in Mice. Cell Metabolism 10.1016/j.cmet.2018.06.010 (2018).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Consumo de gordura regula a absorção de calorias e o ganho de peso. Saense. http://saense.com.br/2018/07/consumo-de-gordura-regula-a-absorcao-de-calorias-e-o-ganho-de-peso/. Publicado em 30 de julho (2018).

Artigos de Claudio Macedo Home