IPT
31/05/2019

Usuário poderá navegar visualizando a evolução dos dados do equipamento, fazendo análises para a tomada de decisões sobre possíveis ajustes e aplicações específicas, por meio de smartphone, tablet ou desktop

Plataforma aderente à Indústria 4.0 transforma entrega de dados a clientes do IPT e traz mais agilidade e flexibilidade

Organizações de diversos ramos do setor produtivo, como as indústrias automobilística, eletroeletrônica, empresas de aviação e de telecomunicações e também o setor médico-hospitalar empregam os mais variados equipamentos de medição em seus processos produtivos.

Empresas que zelam pela qualidade de seus produtos e serviços precisam assegurar que os equipamentos de medição sejam capazes de fornecer resultados válidos e confiáveis. Para isso, elas contam agora com a Plataforma ProCal, que promove uma transformação digital na entrega dos dados de calibração a clientes do Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), trazendo maior agilidade e facilidade no uso dos dados.

A calibração pode ser contratada de um laboratório capacitado para prestar este serviço, mas a análise dos resultados está a cargo do usuário ou do responsável pelo equipamento. É uma tarefa complexa e que requer um conhecimento aprofundado de metrologia. Além disso, não há uma norma ou roteiro a seguir.

“Sempre estivemos sensíveis a esta dificuldade, percebida tanto nos clientes externos quanto internos”, explica a pesquisadora Tomie Yokoji, responsável pelo laboratório do IPT. Motivados a buscar uma solução para facilitar a análise dos certificados, dois pesquisadores se mostraram dispostos a desenvolver uma Mplataforma que pudesse ser acessada via dispositivos móveis e promovesse uma mudança de paradigma na entrega dos dados para o cliente.

Tradicionalmente, o cliente envia o seu equipamento de medição para ser calibrado no IPT e recebe um certificado contendo os resultados obtidos, além de uma etiqueta de calibração colada no equipamento. Com o desenvolvimento da plataforma ProCal, o procedimento tradicional começará a mudar.

O ProCal reúne para o cliente todas as informações relativas às calibrações realizadas pelo laboratório, de uma maneira organizada e estruturada, sem qualquer custo adicional. Os dados da calibração serão apresentados em diversos formatos, de modo interativo e com ferramentas para análise da conformidade ponto a ponto, a partir da regra de decisão adotada para aceitação do equipamento em seu processo.

Além disso, o cliente poderá fazer a gestão do plano de calibração de seus instrumentos. “O ProCal está antenado com as novas tecnologias e os clientes conseguirão explorar facilmente a plataforma e se beneficiar das ferramentas disponíveis”, diz Tomie.

A plataforma de calibração foi desenvolvida pelos pesquisadores Artur Augusto Martins e Diego Joriro Nazarre. Cada cliente recebe login e senha que pode compartilhar com quem quiser, dando acesso às informações de seu equipamento, incluindo calibrações recentes e anteriores, por meio de uma etiqueta com QR Code. Para isto, basta baixar o aplicativo de leitura no celular. “O novo formato digital do certificado dispensa o documento em papel e torna as consultas mais rápidas”, afirma Martins.

SOB MEDIDA – Além de permitir o acesso aos certificados de calibração, a plataforma tem recursos para visualizar dados no formato de gráficos e tabelas. “É possível enxergar a última calibração e a evolução dos dados do equipamento ao longo dos anos, para verificar a tendência dos erros e a estabilidade. Além disso, com regras de decisão definidas, é possível integrar softwares e planilhas preexistentes ao ProCal, utilizando os resultados das análises de modo automatizado”, diz Martins.

A plataforma faz uso de um amplo banco de dados de calibração dos equipamentos, cobrindo os últimos 15 anos. É possível também fazer customizações conforme as necessidades dos clientes que permitem análises específicas, além daquelas oferecidas. O usuário poderá navegar visualizando a evolução dos dados do equipamento, fazendo análises para a tomada de decisões sobre possíveis ajustes e aplicações específicas. O cliente pode acessar a plataforma por meio de smartphonetablet ou desktop.

Uma das demandas que se pretende atender com o projeto é levar a informação diretamente para o local em que a decisão é tomada, ou seja, disponibilizar dados metrológicos aos usuários do equipamento, para aplicação direta no ambiente de produção ou trabalhos de campo, em tempo real.

“Para atividades em campo desenvolvemos uma funcionalidade importante que é o trabalho off-line. Uma vez acessado, o sistema baixa automaticamente os dados do certificado de calibração no celular”, afirma Martins. “Além de ter acesso a todos os dados, o cliente também pode fazer ajustes off-line que, no próximo acesso à rede, serão sincronizados de modo automático”.

O ProCal é um produto que agrega as novas tecnologias de transformação digital e necessidades para a Indústria 4.0. A plataforma tem ainda canais para acesso direto do cliente ao laboratório do IPT e solicitar um novo orçamento, por exemplo. “Estamos mostrando um jeito inteligente de entregar os dados da calibração com recursos e ferramentas de análise, baseadas em critérios consagrados e aceitos pela comunidade metrológica”, diz Tomie.

Como citar esta notícia de inovação: IPT. Gestão de instrumentos e calibrações. Saense. https://saense.com.br/2019/05/gestao-de-instrumentos-e-calibracoes/. Publicado em 31 de maio (2019).

Notícias do IPT Home