UFMG
28/06/2019

[1]

Tecnologia baseada em nanopartícula já está patenteada

Pesquisadores do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG desenvolveram uma composição farmacêutica para o tratamento da acne, que tem o objetivo de reduzir a irritação causada pelo ácido retinoico em contato direto com a pele. Essa irritação é relatada pelos usuários dos produtos disponíveis no mercado como uma das principais razões de desistência do tratamento.

Em entrevista à TV UFMG, a professora do Departamento de Produtos Farmacêuticos Giselle Goulart explica o processo que resultou na formulação. “Associamos uma amina a uma grande cadeia lipídica com o ácido retinoico. O grupamento amino e o ácido carboxílico do ácido retinoico formaram, então, um par iônico, que consegue se manter em uma nanopartícula”, afirma. Segundo ela, essa é a diferença do composto da UFMG em relação às formulações do mercado, cuja substância não permanece unida à nanopartícula por muito tempo. A tecnologia foi patenteada e está pronta para ser licenciada.

Equipe: Marden Ferreira (produção e reportagem),  Leonardo Milagres (reportagem), Cássio Soares e Samuel do Vale (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens), Olívia Resende e Pablo Nogueira (edição de conteúdo) 

[1] “Acne”by hnguitarist is licensed under CC BY-ND 2.0

Como citar esta notícia científica: UFMG. Formulação para acne que reduz irritação na pele. Saense. https://saense.com.br/2019/06/formulacao-para-acne-que-reduz-irritacao-na-pele/. Publicado em 28 de junho (2019).

Notícias científicas da UFMG Home