ESO
04/06/2019

Observatório de La Silla. Crédito: P. Horálek/ESO

Esta fotografia, obtida com uma exposição longa pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, captura a atividade do Observatório de La Silla do ESO, o brilho distante das estradas e povoações no deserto chileno do Atacama e a tênue radiação verde inconfundível da luminescência atmosférica (produzida pela luz na atmosfera superior terrestre).

Perto do horizonte, as Sete Irmãs do aglomerado estelar aberto das Pleiades podem ser observadas por cima dos distantes picos montanhosos. Logo acima, a constelação de Orion domina a imagem, com nuvens gigantes e arcos de gás ionizado —  chamadas nebulosas de emissão e observadas aqui como manchas vermelhas — a acompanhar a forma imaginária do caçador mitológico. A familiar Via Láctea é igualmente visível estendendo-se ao longo do céu noturno.

O Observatório de La Silla situa-se no norte do Chile a uma altitude de 2400 metros. Possui alguns dos céus mais escuros do planeta e tem sido o baluarte do ESO desde os anos 1960. Esta imagem foi obtida a partir do local onde está instalado o telescópio de 3,6 metros do ESO — um dos telescópios da classe dos 4 metros mais produtivos do mundo.

Como citar esta notícia científica: ESO. O Caçador e La Silla. Saense. https://saense.com.br/2019/06/o-cacador-e-la-silla/. Publicado em 04 de junho (2019).

Notícias científicas do ESO Home