Embrapa
29/07/2019

Equipes da Embrapa Solos e da CBPF após a assinatura do acordo, no dia 15/7 (foto: Fernando Gregio)

Embrapa Solos (RJ) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) firmaram parceria na busca por gerar inovações tecnológicas para a agropecuária. Um acordo de cooperação técnica foi assinado no último dia 15 pelo chefe-geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, e pelo diretor do CBPF, Ronald Cintra Shellard, com a presença de pesquisadores das duas instituições. A automação de sensores utilizados na avaliação de propriedades físico-hídricas do solo é um dos focos principais da parceria.

Pesquisadores das duas instituições já vêm atuando em conjunto no desenvolvimento de um equipamento que automatiza a leitura e o armazenamento dos dados físico-hídricos do solo e da água, chamado de permeâmetro digital. Também foi assinada, junto com o acordo de cooperação, uma nota técnica de titularidade, documento necessário para dar entrada ao processo de patenteamento desse equipamento, desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Medidas (LIM) da CBPF, sob coordenação do pesquisador Geraldo Cernicchiaro, com a colaboração do pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Geraldes Teixeira. O instrumento permite automatizar a leitura e o armazenamento dos dados físico-hídricos do solo e da água, em especial aqueles sobre condutividade hidráulica do terreno. Os dispositivos similares disponíveis no mercado são analógicos, com operação custosa e leitura manual.

De acordo com a Chefia da Embrapa Solos, a parceria da Unidade com o CBPF ocorre em um momento oportuno, em virtude das prioridades de pesquisa e desenvolvimento da Empresa envolvendo a geração de tecnologias da informação e comunicação, biologia computacional, estatística e bioinformática aplicadas à análise de grandes quantidades de dados (Big Data) e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de base de dados e ferramentas de simulação e análise de riscos climáticos para as principais culturas das diferentes regiões brasileiras.

Para Polidoro, apesar de a parceria já ter resultados práticos, a perspectiva é a de que essa colaboração seja a porta de entrada para outras inovações. “Duas instituições, em princípio distintas em suas missões, juntas podem produzir coisas maravilhosas. É preciso que se busque objetivamente soluções para problemas que limitam a produtividade do agricultor”, disse o chefe da Embrapa Solos.

“A CBPF é uma instituição de ciência básica, mas sempre buscou mecanismos para desenvolver aplicações úteis para a sociedade, em especial no desenvolvimento de instrumentos e ferramentas que promovam o avanço do conhecimento. Espero que essa parceria também represente uma abertura para uma relação mais abrangente entre o CBPF, outras unidades da Embrapa e outros institutos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)”, revelou Shellard.

Para a supervisora de Contratos e Negócios Tecnológicos da Embrapa Solos, Melissa Dalarme, o acordo de cooperação com a CBPF também marca o fortalecimento da parceria das áreas de transferência de tecnologia, propriedade intelectual e negócios tecnológicos da unidade da Embrapa com o Núcleo de Inovação Tecnológica – Rio (NIT-Rio), que engloba todas as Unidades de Pesquisas do MCTIC no Rio de Janeiro, entre elas a CBPF.

Segundo a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos, Petula Nascimento, a parceria com o NIT-Rio continuará na forma de prospecção tecnológica para o permeâmetro digital, visando à busca por mercado para essa tecnologia. [1]

[1] Esta notícia científica foi escrita por Fernando Gregio.

Como citar esta notícia de inovação: Embrapa. Automação de sensores do solo será foco de parceria. Texto de Fernando Gregio. Saense. https://saense.com.br/2019/07/automacao-de-sensores-do-solo-sera-foco-de-parceria/. Publicado em 29 de julho (2019).

Notícias da Embrapa Home