UFPR
26/07/2019

Pesquisa tem efeitos no campo, na produção de arroz. Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná publicou na Scientific Reports, do grupo Nature Research, resultados de uma pesquisa que estuda como a bactéria Herbaspirillum seropedicae influencia positivamene o crescimento do arroz. O grupo descobriu que o organismo modula a defesa da planta sem causar a inibição do seu crescimento. A bactéria é bastante conhecida e estudada na universidade por conta da sua capacidade de colonizar plantas e melhorar a produtividade. Além disso, é uma alternativa ao uso de fertilizantes nitrogenados.

Os trabalhos sobre a Herbaspirillum seropedicae começaram a ser realizados na UFPR em 1985, por iniciativa do professor Fabio Pedrosa. Em 2010, seu sequenciamento genômico foi publicado, gerando um banco de dados utilizado no mundo todo. Segundo o professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Emanuel Maltempi de Souza, os trabalhos auxiliam na produtividade do campo. “As bactérias semelhantes a do trabalho já são usadas no Brasil inteiro, em 5 milhões de hectares. Estima-se que na próxima safra estejam em 10 milhões”, destaca.

Souza, que é um dos autores do artigo, explica que a equipe já sabia que a bactéria agia no desenvolvimento da planta, mas precisava entender a ação em nível molecular. Os cientistas descobriram que, em contato com a bactéria, a expressão de genes de defesa muda. “Descobrimos que a bactéria modula os genes de imunidade vegetal alterando seu funcionamento”, diz. Essa modulação ocorre sem inibir o crescimento e, ao contrário, estimula o crescimento vegetal.

A revista Scientific Reports faz parte da Springer Nature Publishing, uma das mais prestigiadas do mundo. O conteúdo da publicação envolve pesquisas primárias cientificamente válidas, de áreas das ciências biológicas e agricultura. Catorze pesquisadores, da UFPR e de outras instituições nacionais e internacionais, assinam o trabalho. [1]

[1] Esta notícia científica foi escrita por Amanda Miranda.

Como citar esta notícia científica: UFPR. Pesquisadores da UFPR publicam na Scientific Reports/Nature pesquisa que investiga ação benéfica de bactéria no arroz. Texto de Amanda Miranda. Saense. https://saense.com.br/2019/07/pesquisadores-da-ufpr-publicam-na-scientific-reports-nature-pesquisa-que-investiga-acao-benefica-de-bacteria-no-arroz/. Publicado em 26 de julho (2019).

Notícias científicas da UFPR Home