Matheus Macedo-Lima
27/11/2019

[1]

Qual o seu tipo de personalidade? Líder? Protagonista? Lógico? Com que tipo você se dá melhor? E com qual tipo seu “santo não bate”? Faça o teste aqui, mas só depois de ler este artigo!

Não preciso dizer que personalidade é um dos fatores mais importantes para a nossa vida em sociedade. Mas talvez eu precise dizer que nossa personalidade é determinada em grande parte por nossos genes e por fatores epigenéticos, o que significa que boa parte da nossa personalidade é herdada de nossos pais. Isso também significa que nossa personalidade é razoavelmente estável durante toda a nossa vida.

Outros animais, assim como humanos apresentam personalidades variadas. Isso é bem óbvio quando interagimos com diferentes animais de estimação. Alguns adoram estranhos, outros odeiam. Alguns são fáceis de treinar, outros quase impossíveis. Em cães, agressividade com estranhos e facilidade de treinar, por exemplo, têm um forte componente genético [2].

Para estudar comportamento em mais detalhes, utiliza-se animais de laboratório, sendo camundongos os mais utilizados. Na maioria dos estudos, assume-se que não há diferenças entre o comportamento dos indivíduos, o que permite agrupá-los. Por exemplo, ao testar um possível medicamento que prometa reduzir a ansiedade, é conveniente considerar que os animais utilizados no experimento têm níveis similares de ansiedade antes de receberem a droga. No entanto, a realidade é bem diferente. Assim como humanos e cães, camundongos tem personalidades diferentes! Um grupo de cientistas decidiu desenvolver um método para identificar personalidades diferentes em camundongos e descobriram coisas bem interessantes [3]!

Observando por vários dias camundongos em uma arena “enriquecida” (contendo brinquedos, rampas, ninhos), os cientistas identificaram 60 tipos diferentes de comportamentos individuais e interações entre camundongos. As vezes agressivos, as vezes amigáveis, esses comportamentos permitiram a separação (por meio de um algoritmo de computador) dos animais em 3 categorias de personalidade: cooperativos-dominantes, não-cooperativos-dominantes e subordinados. Esses tipos de personalidade foram bem consistentes em animais testados quando juvenis e quando adultos. E o mais legal: os pesquisadores identificaram vários genes no cérebro relacionados com a personalidade do animal o que permite no futuro estudar em bastante detalhe o papel dos genes na personalidade.

Portanto, esse estudo traz uma ferramenta bem útil para o estudo de comportamento de animais de laboratório. Agora, podemos testar como diferentes genes podem afetar os tipos de personalidades em camundongos e ter ideias dos seus efeitos em outros animais. Além disso, a identificação desses tipos de personalidades pode contribuir para estudos comportamentais em que a “personalidade” dos animais possa afetar seus resultados.

[1] Crédito da imagem: Rick Eh?” [Online]. Available: https://www.flickr.com/photos/rick-in-rio/2592225325/.

[2] E. L. MacLean, N. Snyder-Mackler, B. M. VonHoldt, and J. A. Serpell, “Highly heritable and functionally relevant breed differences in dog behaviour,” Proc. R. Soc. B Biol. Sci., vol. 286, no. 1912, 2019.

[3] O. Forkosh et al., “Identity domains capture individual differences from across the behavioral repertoire,” Nat. Neurosci., 2019.

Como citar este artigo: Matheus Macedo-Lima. A genética da personalidade: pergunte ao camundongo. Saense. https://saense.com.br/2019/11/a-genetica-da-personalidade-pergunte-ao-camundongo/. Publicado em 27 de novembro (2019).

Artigos de Matheus Macedo-Lima Home