UFMG
14/01/2020

[1]

Estudo desenvolvido no Laboratório de Toxicologia e Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da UFMG buscou quantificar níveis de chumbo em batons naturais, orgânicos e veganos. Pequenas quantidades de chumbo foram identificadas em todas as classes do cosmético.

O objeto de pesquisa surgiu a partir de uma demanda externa, a partir da qual as cientistas adaptaram métodos já conhecidos em busca do chumbo em diferentes tipos de batons, considerando especialmente a inclusão recente de produtos de novas classes no mercado de cosméticos. Apesar da presença registrada em todos os itens testados, estatisticamente não houve diferença entre os níveis dos batons convencionais, naturais, veganos e orgânicos.

Como ainda não há legislação específica para o tema, a pesquisa não estabelece a necessidade de diminuição dos níveis de metais nos produtos testados. O chumbo é tóxico, porém em pequenas quantidades não traz riscos à saúde, de acordo com as pesquisadoras da UFMG. Dessa forma, não há necessidade de se parar de utilizar batons. As cientistas, porém, alertam que é importante evitar a ingestão dos batons, pois o acúmulo do metal no organismo é prejudicial.

O principal objetivo da pesquisa, entretanto, tornou-se o de definir uma legislação referente à presença de metais pesados nos cosméticos, ainda inexistente no Brasil.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG (Equipe: Luiz Cisi – produção e reportagem -, Leonardo Milagres – imagens -, Marcia Botelho – edição de imagens- e Alessandra Ribeiro – edição de conteúdo).

(Assessoria de Imprensa UFMG)

[1] Imagem de annca por Pixabay.

Como citar esta notícia: UFMG. Pesquisa da UFMG desenvolve método para identificar metais em batons. Saense. https://saense.com.br/2020/01/pesquisa-da-ufmg-desenvolve-metodo-para-identificar-metais-em-batons/. Publicado em 14 de janeiro (2020).

Notícias científicas da UFMG Home