UnB
04/03/2020

[1]

Ennio Marques Palmeira

A importância para o futuro das próximas gerações e as crescentes demandas da sociedade pela preservação ambiental têm imposto desafios cada vez maiores para a engenharia, requerendo o desenvolvimento de soluções sustentáveis, materiais de construção inovadores e redução no consumo de recursos naturais. Soluções ambientalmente amigáveis podem ser obtidas com a utilização de novos materiais de engenharia. Uma alternativa moderna com crescente utilização é o emprego de geossintéticos em obras geotécnicas e de proteção ambiental.

Os geossintéticos são materiais sintéticos ou naturais que podem ser utilizados em substituição a materiais convencionais de construção. Existe uma grande variedade de tipos de geossintéticos que podem ser empregados como barreiras para proteção contra a contaminação de terrenos em aterros sanitários e em atividades de mineração, reforço e estabilização de solos, controle de processos erosivos, remediação de áreas degradadas, revestimento de canais e reservatórios etc. Estes materiais podem também ser combinados a resíduos e a outros materiais que são comumente descartados pela sociedade, evitando potenciais danos ao meio ambiente, como no caso de resíduos de construção e demolição, rejeitos de mineração, plásticos, pneus inservíveis etc.  

Há 33 anos a UnB vem realizando pesquisas sobre utilizações de geossintéticos em obras como estruturas de contenção, reforço de aterros sobre solos fracos, controle de erosões, revestimentos de aterros sanitários e de áreas de disposição de resíduos industriais, estradas não pavimentadas, pavimentos rodoviários e ferroviários etc. Nesse período, a UnB consolidou uma infraestrutura para pesquisas sobre geossintéticos e um grupo de pesquisadores reconhecidos internacionalmente.

As atividades e produtos gerados pelas pesquisas desenvolvidas na UnB têm tido reconhecimento da comunidade científica, por meio de premiações nacionais e internacionais de teses, dissertações, trabalhos de final de curso de graduação e artigos publicados em periódicos de elevado impacto.  Até a presente data, foram produzidas 31 teses de doutorado, 60 dissertações de mestrado, 20 trabalhos de Iniciação Científica e 28 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Desta produção acadêmica, foram premiadas, nacional e/ou internacionalmente, teses de doutorado em 6 ocasiões, dissertações  de mestrado em 14 ocasiões, 1 trabalho de conclusão de curso e 1 de Iniciação Científica. Foram também premiados artigos publicados em periódicos de elevado impacto na área em 11 ocasiões. O grupo de pesquisas em geossintéticos da UnB reúne docentes e pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, bem como colaboradores de outras instituições no país e no exterior. As pesquisas também têm gerado soluções de baixo custo, além de contribuir para a melhoria e sustentabilidade de obras de engenharia, aprimoramento de produtos e conhecimentos sobre geossintéticos e desenvolvimento de normas e manuais técnicos. [2]

[1] USACE Savannah District – Geotechnical & HTRW Capabilities, Flickr, CC BY 2.0.

[2] Ennio Marques Palmeira é professor titular da Universidade de Brasília, Engenheiro Civil pela UFRJ (1977), MSc. pela COPPE/UFRJ (1981) e PhD. pela Universidade de Oxford (UK, 1987). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá, 1995). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e pesquisador nível 1A do CNPq. É membro honorário da International Geosynthetics Society (IGS) e recebeu diversas premiações e honrarias no país e no exterior. Pesquisa e leciona sobre geossintéticos em aplicações geotécnicas e geoambientais há 41 anos, possui mais de 350 trabalhos, livro e capítulos de livros publicados sobre o tema.

Como citar este artigo: UnB. Os geossintéticos em obras geotécnicas e geoambientais. Texto de Ennio Marques Palmeira. Saense. https://saense.com.br/2020/03/os-geossinteticos-em-obras-geotecnicas-e-geoambientais/. Publicado em 04 de março (2020).

Notícias da UnB     Home