UnB
31/03/2020

[1]

Orlando Franceschelli

Considerações do tradutor (Marcio G. de Paula):

O artigo de Orlando Fraceschelli, professor aposentado da Universidade Sapienza de Roma e autor de numerosos estudos e traduções sobre pensadores como Karl Löwith e Charles Darwin, aqui traduzido por mim, docente do Departamento de Filosofia da UnB, mostra um momento importante e fundamental debate a ser realizado por todos nós sobre a Covid 19.

Quando o colega Orlando me enviou o artigo, imediatamente parei as demais atividades que desenvolvia e passei um dia todo debruçado na sua tradução, pois achava urgente introduzi-lo no debate em língua portuguesa. (…)

Em tempos onde parece que se coloca diariamente o falso dilema entre salvar a economia ou a saúde, o texto de Fransceschelli pode ser iluminador. Economia significa a administração da nossa casa comum e a casa comum de todos os homens é, antes de mais, a Natureza. (Clique aqui para ler a introdução completa.)

Agradecimentos ao professor Marcos Aurélio Fernandes pela preciosa leitura e sugestões de melhoria na tradução.

___________________________________________

Vírus, mãe natureza e estultícia humana: o que significa vencer a guerra contra a atual pandemia? Por um flashmob  filosófico

Que a humanidade seja capaz de enfrentar com coragem, determinação e solidariedade também as provas mais desafiadoras da vida e da história, é notório. E o confirmam também os flashmob com os quais os italianos manifestam a própria reação contra a atual epidemia e sua gratidão por pesquisadores, médicos, enfermeiros, voluntários que nesta luta comum se encontram na linha de frente.

Desta nossa capacidade de re-agir – ou resiliência- especialmente nestes dias e de tudo compreensivelmente se ouve falar também com acentos bélicos: estamos em guerra contra um inimigo invisível e ninguém deve desertar. Como em vez disso fazem sempre aqueles que, com maior ou menor cinismo, mesmo na mais grave calamidade buscam apenas compreender como desfrutar o melhor somente para os próprios fins egoísticos: economistas, políticos, de vã notoriedade. Mas deixemos ademais no seu mister os parasitas do sofrimento. É para aqueles que são solidários com aqueles que são atingidos majoritariamente por essa epidemia que quero fazer uma modestíssima proposta, na esperança que não soe excessivamente estranha.

O auspício que muito e justamente se ouve nestes dias é que da “guerra” contra a atual epidemia se possa sair não apenas o quanto antes, mas também melhorados. É exatamente aqui o ponto: o que significa vencer a guerra contra o vírus e melhorarmos a nós mesmos? Indubitavelmente significa conter e no final derrotar a pandemia. Mas não deveria significar também acrescentar a nossa crítica consciência de como devemos nos comportar no futuro para não nos encontrarmos de novo em similares situações? Devemos vencer para poder começar tudo como antes?

Eis: quero propor uma espécie de flasmob filosófico que nos estimule a dedicar alguma reflexão também a este problema: se de fato estamos em guerra, contra o que devemos lutar para vencê-la efetivamente? Somente contra os vírus que sobre a face da Terra estão antes de nós seres humanos? Ou também contra as concepções e os comportamentos de nós “sapiens” que estamos transformando a Terra de ambiente-habitável em ambiente-pesadelo para um número sempre crescente de seres vivos? A começar obviamente dos seres humanos e dos animais- não humanos mais frágeis e mais pobres.

É fácil e completamente racional pensar que a estas questões toda mulher e todo homem responderá com os acentos (filosóficos, ético-políticos, religiosos) que majoritariamente ouve nas próprias cordas. Mas arrisco uma previsão: destes flashmob filosóficos nenhum de nós, como pessoa e como cidadão, sairá melhor. E talvez mais do que qualquer poder fazer ou refazer – admirável dizer- também a mais interessante das descobertas. Aquela mais intimamente ligada ao nascimento e ao desenvolvimento da própria filosofia, nomeadamente – literalmente – da pesquisa do saber-sabedoria a qual também nós seres humanos podemos legitimamente aspirar: a descoberta que existe uma realidade natural e que dessa somos parte também nós seres humanos, com as nossas histórias individuais e com toda a história da nossa espécie. Apenas parte. Mais: <<pequena parte>>, como advertia já Espinosa, não proprietários, dominadores, predadores e quem tem mais se impõe.

Se portanto a vitória que nos interessa obter sobre o coronavírus não é voltar o quanto antes às concepções e comportamentos pré-pandêmicos, mesmo alguns modestos flashmob filosóficos podem nos ajudar a compreender que sairemos melhores dessa pandemia apenas se, e somente se, soubermos nos confrontar criticamente com a descoberta ou re-descoberta há pouco relembrada: com o fato de que “podemos afastar a natureza com um grande garfo, todavia ela sempre retornará / e furtivamente se insinuará entre os obstáculos que se interpõem no seu caminho” (Horácio, Epístolas, I, 10, 24-25). Vale dizer: tu ser humano podes também negligenciar o fato de seres parte da natureza. Mais: nos confrontos da natureza podes ser mesmo arrogante. Mas em realidade o teu pertencimento a mãe natureza (antropologia do eco-pertencimento) antes ou depois torna sempre a se fazer sentir. Antes ou depois a mãe natureza retorna – mas quando ela se foi? – quando toda a sua indiferença ao nosso destino, ao nosso bem e ao nosso mal, com toda a sua potência sobre-humana do infinitamente pequeno, e do infinitamente grande: como vírus, como terremoto, como água e ar poluído, como desertificação, extinção de espécies, crise ecológica que não é exagerado definir epocal.

E por que não: pode voltar também como oportunidade de melhorar nós mesmos. Como nossa resiliência à crise. É inegável de fato que da realidade natural fazemos parte também nós seres humanos, com o nosso compromisso de melhorar as concepções, comportamentos, tentativas de sermos felizes, na medida do possível, e solidário para com todas as formas de sofrimento, Este é o saber-sabedoria que somos solicitados a pesquisar – e praticar – da filosofia, nascida exatamente como <<indagação sobre a natureza>>. E cujos cultivadores – permitam-me este último esclarecimento – um eminente representante da Grécia clássica ouvimos falar nestes termos: «Bem-aventurado aquele que aprendeu com esta investigação. Ele não causa sofrimento aos concidadãos e nem ações injustas, mas investiga a ordem eterna da natureza imortal e pergunta: com que finalidade surgiu, de que maneira, quando? Alguém assim nunca é presa de pensamentos e ações más e das quais deveria se envergonhar “(Euripides, Frammenti, n. 910). Apenas um similar elogio de uma autêntica pesquisa filosófica veio à minha mente lendo a resposta de David Quammen – um estudioso e popularizador que durante anos alertou contra os riscos da passagem de vírus de uma espécie para outra – à questão de saber se o coronavírus pode ser chamado de vingança da natureza sobre o homem:<<Não creio na metáfora da ‘vingança da natureza’ que tende a personificar a Natureza como uma entidade sábia, com o seu fim e sua vontade. Não sou assim romântico. Concebo a natureza como a concebia Darwin: […] Aquilo que os outros vêem como uma vingança da natureza, eu descreveria assim: ecossistemas complexos abrigam animais, plantas, fungos, bactérias e outros organismos celulares; e todos esses organismos celulares abrigam vírus. Se decidirmos comprometê-los, o fazemos por nossa conta e risco “(” Huffpost “, 9 de março de 2020, entrevista aos cuidados de S. Baldolini). Nisso, tinha razão Horácio, como um bom sábio epicurista: verdadeiramente faremos bem em não nos surpreendermos jamais com o retorno da mãe natureza. E quanto mais hoje que dispomos de conhecimentos científicos que somente os estultos poderão subestimar.

A última intenção destas considerações é trair o espírito de espontânea agilidade que anima sempre todo autêntico flasmob. Espírito com o qual me pareceu possível, interessante e oportuno comunicar-me com vários, especialmente em face da atual pandemia, eles ouvem o peso e o fascínio de uma resiliência também educativa. Na convicção que encontrar qualquer minuto para reativar também a nossa reflexão filosófica sobre como sair melhores desta guerra ‘contra’ o coronavírus, não é deserção do fronte comum. E ainda menos gosto por polêmicas que dividem. Ou pelos vaidosos discursos dos doutos.

Mais simplesmente e bem sabendo que leituras e ocasiões para os necessários aprofundamentos individuais e coletivos certamente não faltarão: é um convite a tornar explicito o componente reflexivo que me parece animar os flashmob contra esta pandemia. Eles nos lembram que, precisamente ao presente, planetário “urgências da história” (K. Löwith), devemos aprender a reagir também, melhorando a nós mesmos e a nossa sociedade.

Não é esta mensagem de sábia resiliência também filosófica que, em definitivo, estamos procurando transmitir também nestes dias? Não é na possibilidade de melhorar-nos que vem à luz o sentido mais autêntico e apreciável de cada exortação a compreender sempre melhor as coisas – a oportunidade e os limites – que nos interessam como seres humanos e como habitantes deste frágil planeta? De cada exortação a ser mais consciente e nunca esquecer – como de um modo verdadeiramente tocante e exemplar Gramsci soube recomendar ao filho desde ambiente fechado um cárcere – que na história, e mesmo entre os seus desafios mais severos e brutalidade mais atroz, eles sempre agiram, agem e agirão também <<os homens viventes […], todos os homens do mundo enquanto se unem entre si em sociedade e trabalham e lutam e melhoram-se a si mesmos>>?

Gramsci concluía a breve carta ao pequeno Délio com um paterno: este modo de olhar a história <<não pode não agradar-te mais que qualquer outra coisa. Mas é assim? >>.

A nós pode bastar o simples augúrio de um bom flashmob também filosófico para todos. [2], [3]

[1] Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

[2] Orlando Fraceschelli é professor aposentado da Universidade Sapienza de Roma e autor de numerosos estudos e traduções sobre pensadores como Karl Löwith e Charles Darwin.

[3] Marcio Gimenes de Paula é mestre e doutor em Filosofia, docente do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.

Como citar este artigo: UnB. Vírus, mãe natureza e estultícia humana. Orlando Franceschelli. Tradução de Marcio Gimenes de Paula. Saense. https://saense.com.br/2020/03/virus-mae-natureza-e-estulticia-humana/. Publicado em 31 de março (2020).

Notícias da UnB     Home