CCS/CAPES
18/11/2020

O consumo diário da farinha de chia, além de melhorar as taxas de colesterol e triglicerídeos, contribui para o bom funcionamento do intestino (Foto: Divulgação)

Estudo realizado pela nutricionista Bárbara Pereira da Silva, do Programa de Ciências da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV) avaliou os efeitos do consumo diário da farinha de chia. A pesquisa de doutorado foi a vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2020 na área de nutrição.

 “A semente de chia tem sido consumida cada vez mais pela população mundial devido aos seus efeitos protetores, funcionais e antioxidantes, atribuídos à presença de lipídios, fibra alimentar, compostos antioxidantes, vitaminas e minerais. Dentre os minerais, destacam-se o cálcio, o ferro e o zinco”, explica a nutricionista.

Segundo Bárbara, o trabalho observou o impacto da ingestão do pseudocereal na quantidade da absorção de cálcio, ferro e zinco pelo organismo. A chia não pertence à família dos cereais, mas possui características similares: alto teor de fibra associado a uma percentagem de proteína.

Os resultados demonstraram que o seu consumo regular contribuiu para a saúde do intestino – diminuindo o processo inflamatório e o envelhecimento precoce –, potencializou a funcionalidade do órgão e da flora intestinal. O alimento ajudou ainda na regulação das taxas de colesterol e triglicerídeos do organismo.

Segundo a pesquisadora, seu trabalho traz importantes contribuições para a área de Nutrição e para a sociedade. Ela afirmou que conhecer as novas propriedades biológicas das substâncias bioativas presentes nos alimentos como a chia, torna-se importante para dar subsídios às prescrições alimentares para que a população possa ser orientada nas escolhas alimentares mais saudáveis.

Prêmio CAPES de Tese 2020
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou no dia 1º de outubro o resultado do Prêmio CAPES de Tese 2020, oferecido às melhores teses de doutorado defendidas em 2019. No total, 49 trabalhos foram premiados e outros 94  receberam menções honrosas.

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é fruto da parceria entre a CAPES, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright, o Instituto Serrapilheira e, mais recentemente, a Dimensions Sciences (DS), uma organização não governamental norte-americana que irá condecorar doutoras no Prêmio CAPES de Tese. Esta é a primeira vez que a Coordenação apoia uma premiação voltada especificamente às mulheres.

Os critérios de seleção consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Dentre os agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.

Como citar esta notícia: CCS/CAPES. Os efeitos do consumo da farinha de chia. Saense. https://saense.com.br/2020/11/os-efeitos-do-consumo-da-farinha-de-chia/. Publicado em 18 de novembro (2020).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home