CCS/CAPES
23/11/2021
Mayara Wenice de Medeiros venceu o Prêmio CAPES de Tese 2021 na área de Psicologia com um estudo sobre o comportamento pró-social das crianças e a sua busca pela aceitação social. O trabalho, realizado durante seu doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi conduzido com crianças residentes em zonas urbanas comunidades rurais e quilombolas do interior do Rio Grande do Norte.
Medeiros tentou entender como fatores como o ostracismo, um termo utilizado para se referir a exclusão social sofrida por um indivíduo por parte de um grupo, ou pertencimento a grupos com culturas mais interdependentes, poderiam determinar o comportamento pró-social na infância. Ela também investigou como a influência de um priming pró-social, isto é, a estimulação cognitiva através de uma pista sutil do ambiente, seria decisivo para instigar um comportamento de ‘partilha’ pelas crianças, e a existência de mecanismos da ‘cognição implícita’ para mensurar a preferência de crianças por comportamentos pró-sociais ou antissociais.
A psicóloga diz que encontrou em crianças pertencentes a comunidades quilombolas um percentual de partilha significativamente menor que as crianças de zonas urbanas. Contudo, elas apresentam uma preferência implícita pró-social mais elevada que as crianças das zonas urbanas. As crianças das zonas rurais, não pertencentes as comunidades quilombolas, apresentam um padrão intermediário de partilha, não se diferenciando de nenhum dos outros dois grupos.
Contudo, assim como as crianças das comunidades quilombolas, elas apresentam uma maior preferência por comportamentos pró-sociais que as crianças das zonas urbanas. “Acreditamos que esses resultados podem ser explicados por fatores ecológicos, como o acesso ao recurso, e fatores culturais e a aprendizagem social do grupo de pertencimento, considerando que comunidades quilombolas e rurais são, de forma geral, mais coletivistas”, afirma Mayara. De acordo com a psicóloga, a cultura é um dos aspectos mais peculiares da espécie humana e possui influência sobre o desenvolvimento da pró-socialidade.
[1] Imagem de Tri Le por Pixabay.
Como citar este texto: CCS/CAPES. Pesquisa científica constata natureza pró-social de crianças. Saense. https://saense.com.br/2021/11/pesquisa-cientifica-constata-natureza-pro-social-de-criancas/. Publicado em 23 de novembro (2021).