ESO
11/01/2022

Galáxia NGC 1300 [1]

Esta Foto da Semana quase que parece suficientemente boa para comer! No entanto, apesar da sua semelhança com um delicioso doce de caramelo, é na verdade uma imagem da galáxia NGC 1300, localizada a aproximadamente 61 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Eridano. A NGC 1300 é uma galáxia em espiral com uma barra de estrelas e gás — que vemos na imagem horizontalmente — e um anel central de formação estelar intensa.

Esta imagem foi criada a partir de uma combinação de observações feitas a diferentes cores, ou comprimentos de onda, da luz. O brilho dourado do “caramelo” corresponde a nuvens de gás molecular, a matéria prima da qual se formam as estrelas. Estes dados foram obtidos com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é parceiro. As regiões azuladas no fundo revelam a distribuição de estrelas já formadas ligeiramente mais velhas, observadas pelo instrumento MUSE (Multi-Unit Spectroscopic Explorer) montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO. 

As imagens foram obtidas como parte do projeto PHANGS (Physics at High Angular resolution in Nearby GalaxieS ), que está fazendo observações em alta resolução de galáxias próximas com telescópios operando em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético. Comprimentos de onda diferentes podem revelar uma infinidade de segredos sobre uma galáxia e, ao compará-los, os astrônomos conseguem estudar o que ativa, aumenta ou impede o nascimento de novas estrelas.

[1] Crédito: ESO/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/PHANGS.

Como citar este texto: ESO. Um cósmico redemoinho caramelo. Saense. https://saense.com.br/2022/01/um-cosmico-redemoinho-caramelo/. Publicado em 11 de janeiro (2022).

Notícias científicas do ESO     Home