Jornal da USP
29/06/2022

Workshop realizado utilizando métodos de abordagem de projetos desenvolvidos na pesquisa que gerou a Ferramenta para Análise e Definição de Diretrizes (FADDi) – Foto: Cedida pela pesquisadora

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está recebendo, até o dia 20 de junho, propostas para concessão de recursos financeiros de até R$ 2.000.000,00 para Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado que possibilitem aos alunos de instituições de ciência e tecnologia materializarem seus projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos. E uma ferramenta criada na Escola Politécnica (Poli) da USP pode ajudar os interessados a elaborarem suas propostas de maneira mais eficiente.

A Ferramenta para Análise e Definição de Diretrizes (FADDi) é um roteiro voltado para equipes multidisciplinares de instituições de ensino e empresas que orienta como fazer uma avaliação prévia das demandas específicas de um espaço para definir as diretrizes necessárias para a elaboração do projeto do laboratório.

A ferramenta foi criada pela pesquisadora Maria Alice Gonzales como produto do seu mestrado no programa de Inovação na Construção Civil da Poli (ConstruInova), orientada pelo professor Francisco Ferreira Cardoso. Maria Alice explica que a ferramenta conta com roteiros que ajudam a levantar informações sobre três eixos: os aspectos físicos da edificação, os requisitos de infraestrutura para a operação desse espaço e, no caso de instituições de ensino, a estrutura curricular do curso.

“Tem umas coisas aqui que parecem bem óbvias, mas ter um checklist sistematizado auxilia muito. Não é um manual de regras: é um conjunto de sugestões e propostas a partir do qual cada um pode descobrir o que funciona no seu caso e incorporar essas partes no seu processo”, comenta a pesquisadora.

A FADDi está disponível on-line, no apêndice 4 da dissertação de mestrado de Maria Alice, intitulada Ferramenta para concepção, projeto e operação de espaços para ensino de engenharia que incentivem a criatividade e a inovação. O formulário para a apresentação de propostas para o edital da Finep pode ser encontrado aqui.

Mais informações: e-mail camargo.alice@usp.br com Maria Alice Gonzales. [1]

[1] Texto de Sebastião Moura.

Como citar este texto: Jornal da USP. Guia ajuda a elaborar projetos de Laboratórios Abertos de Prototipagem.  Texto de Sebastião Moura. Saense. https://saense.com.br/2022/06/guia-ajuda-a-elaborar-projetos-de-laboratorios-abertos-de-prototipagem/. Publicado em 29 de junho (2022).

Notícias do Jornal da USP     Home