CCS/CAPES
23/11/2022

Pesquisa usa magnetismo para otimizar fluxo de dados
Capa da tese escrita pelo pesquisador (Foto: Arquivo pessoal)

Raí Menezes, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade de Antuérpia, na Bélgica, demonstrou em sua tese a possibilidade de se utilizar estados magnéticos da matéria para transporte e armazenamento digital de informações. Durante sua pesquisa, ele usou e combinou dois fenômenos magnéticos, os skyrmions e os mágnons, para desenvolver alternativas de transferência e guarda eficiente de dados em dispositivos magnéticos de nova geração.

Os skyrmions são espécies de redemoinhos nanoscópicos de magnetismo e os mágnons, pequenas ondulações de magnetismo geradas por um campo eletromagnético externo. Os dois fenômenos, quando manipulados de forma precisa, abrangem inúmeras possibilidades de aplicações, seja para o armazenamento e processamento de dados, até aplicações em computação quântica.

Para Raí Menezes, a tese, produzida em cotutela sob orientação dos professores Clécio Clemente (UFPE) e Milorad Milosevic, da Universidade de Antuérpia, demonstrou que “esses sistemas são candidatos promissores para aplicações em novas tecnologias de rápido processamento e baixo consumo energético”. Do seu ponto de vista, há grande expectativa em se utilizar os skyrmions para armazenamento e transporte de informação em altas velocidades, altas densidades com pouco consumo de energia devido ao seu pequeno tamanho e aos baixos valores de corrente elétrica necessários para deslocá-los. Os resultados da tese indicam alternativas efetivas para o uso de fases magnéticas em nanodispositivos tecnológicos.

Sobre a premiação
Prêmio CAPES de Tese reconhece as melhores teses de doutorado das 49 áreas do conhecimento. Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação.

Dos 49 vencedores, três recebem o Grande Prêmio, que concede uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador recebe premiação de R$9 mil para participar de congresso internacional e certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao programa de pós-graduação. Parceiras da CAPES, a Fundação Carlos Chagas e a Dimensions Sciences oferecem prêmios adicionais. [1]

[1] Redação CGCOM/CAPES

Como citar este texto: CCS/CAPES. Pesquisa usa magnetismo para otimizar fluxo de dados. Saense. https://saense.com.br/2022/11/pesquisa-usa-magnetismo-para-otimizar-fluxo-de-dados/. Publicado em 23 de novembro (2022).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home