Embrapa
03/08/2023

A cultivar é apta para cultivo em todo o Brasil. Foto: Geraldo Carneiro

A Embrapa, em parceria com a Semeali Sementes, desenvolveu um híbrido de milho transgênico que combina duas importantes tecnologias: tolerância a lagartas e resistência ao herbicida glifosato. Essa combinação de características torna a cultivar altamente versátil, possibilitando o seu uso em diversos ambientes de cultivo em todo o Brasil. Chamado de XB 3042 VTPRO2, o novo milho tem grande capacidade de adaptação aos diversos níveis de tecnologia e práticas de manejo

O híbrido XB 3042 VTPRO2 possui características que possibilitam a redução do ataque de lagartas, facilitando o controle de insetos-praga que frequentemente prejudicam as lavouras de milho. Essa característica permite que os agricultores reduzam o uso de inseticidas, diminuindo assim os impactos ambientais e os custos associados ao controle de pragas. Além disso, o material apresenta resistência ao glifosato, um herbicida amplamente utilizado na agricultura para o controle de plantas daninhas, sem prejudicar o cultivo do milho, o que facilita o manejo da lavoura e aumenta a eficiência na produção.

O XB 3042 VTPRO2 apresenta elevado rendimento de grãos, ciclo precoce, boa sanidade foliar e de espigas. Plantas saudáveis e livres de doenças têm maior potencial produtivo e são mais resistentes a estresses ambientais, garantindo uma maior estabilidade na produção. Todas essas características ajudam os agricultores que desejam cultivar duas safras em um único ano, conhecidas como primeira safra e safrinha.

Parceria Embrapa e Semeali Sementes

A parceria entre a Embrapa e a Semeali foi essencial para o desenvolvimento do híbrido de milho XB 3042 VTPRO2. A combinação do conhecimento técnico-científico da Embrapa com a experiência comercial e produtiva da Semeali resultou em um produto apto para plantio tanto na safra quanto na safrinha.

O pesquisador Roberto Trindade, da Embrapa Milho e Sorgo (MG), um dos responsaveis pelo desenvolvimento do híbrido XB 3042 VTPRO2, destaca a relevância dessa parceria. Segundo ele, a união da competência técnica da Embrapa e da expertise de mercado da Semeali é um diferencial que permite aos agricultores acessar as mais modernas tecnologias do setor. “Isso contribui para o crescimento sustentável do agronegócio”, acredita.

O diretor comercial da Semeali Sementes, Marcos Antoniali, ressalta que o XB 3042 VTPRO2 representa um marco importante para o setor, pois oferece aos agricultores a oportunidade de melhorar seus resultados e enfrentar os desafios do campo de maneira mais eficiente e sustentável. Com essa nova tecnologia em mãos, os produtores poderão elevar o patamar de seus cultivos de forma consciente e responsável.

Antoniali afirma que a parceria entre a Embrapa e a Semeali Sementes tem proporcionado avanços significativos no desenvolvimento de cultivares de milho mais produtivas e sustentáveis. “Com esse trabalho conjunto, abre-se um horizonte de possibilidades para o agronegócio, impulsionando o setor e beneficiando tanto os agricultores quanto a sociedade”, diz o diretor.

As características como ciclo precoce, estabilidade de produção e adaptação a diferentes níveis de tecnologia fazem esse híbrido ser recomendado para produção de grãos na primeira e segunda safras em todo o Brasil, podendo também ser utilizado para a produção de silagem. [1], [2]

[1] Texto de José Heitor Vasconcellos

[2] Publicação original: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/82390451/novo-milho-hibrido-e-tolerante-a-lagartas-e-ao-herbicida-glifosato

Como citar este texto: Embrapa. Novo milho híbrido é tolerante a lagartas e ao herbicida glifosato.  Texto de https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/82390451/novo-milho-hibrido-e-tolerante-a-lagartas-e-ao-herbicida-glifosato. Saense . https://saense.com.br/2023/08/novo-milho-hibrido-e-tolerante-a-lagartas-e-ao-herbicida-glifosato/. Publicado em 03 de agosto (2023).

Notícias da Embrapa     Home