ESA
27/09/2019
Uma nova missão europeia, a missão de Compreensão e Monitorização de Radiação Emitida no Infravermelho Distante, ou FORUM (sigla em inglês), adicionará uma medida crucial para ampliar o nosso entendimento sobre as mudanças climáticas da Terra.
As medições da nova aeronave melhorarão a confiança na precisão das avaliações das mudanças climáticas que formam a base para futuras decisões políticas.
A FORUM registará a radiação infravermelha emitida a partir da Terra para o espaço – estendendo-se além das partes do espectro infravermelho atualmente a serem mensuradas. As medições ajudarão o estudo do orçamento de radiação da Terra – o equilíbrio entre a radiação recebida, principalmente do Sol, em comprimentos de onda curtos, e a radiação emitida, que é uma combinação de radiação refletida do Sol e radiação emitida pelo sistema Terra, em grande parte comprimentos de onda mais longos. Quando o orçamento não está equilibrado, a temperatura do planeta pode mudar, com consequências para o clima. As atividades humanas transformaram a atmosfera, alterando o comportamento dos elementos que conservam o calor.
Mais de metade da energia de ondas longas emitida está na parte do infravermelho distante do espectro eletromagnético, a qual será medida, pela primeira vez, pela FORUM. Isto fornecerá uma imagem mais clara e detalhada sobre o que está a acontecer em diferentes altitudes da atmosfera e permitirá um rastreio mais preciso dos componentes atmosféricos, especialmente vapor de água e nuvens de gelo.
Josef Aschbacher, Diretor de Programas de Observação da Terra da ESA, disse: “A missão FORUM medirá, pela primeira vez, a parte do infravermelho distante do espectro eletromagnético a partir do espaço, permitindo, assim, entender melhor o balanço energético do nosso planeta. A FORUM trará grandes benefícios para a ciência climática.
“Uma melhor compreensão da complexidade do nosso sistema climático e o preenchimento de lacunas no nosso conhecimento são de importância crítica, pois as consequências das mudanças climáticas são abrangentes, afetando todas as facetas da sociedade e do mundo natural.”
O design da missão será agora aperfeiçoado e depois construído, com o objetivo de ser lançada em 2026.
A FORUM é a nona missão da Exploração da Terra da ESA. A série de satélites usa técnicas inovadoras de medição para gerar novos conhecimentos sobre diferentes aspetos do sistema terrestre e as interações que ligam o sistema como um todo. São projetados e construídos para preencher as lacunas de conhecimento identificadas pela comunidade científica, mantendo os cientistas no centro do processo de seleção e desenvolvimento.
A FORUM e a sua concorrente, o conceito de monitorização de Múltiplas Escalas de Cinemática da Superfície do Mar (SKIM, sigla em inglês), foram apresentadas e discutidas em detalhe com a comunidade científica numa reunião de consulta ao usuário em Cambridge, Reino Unido, em julho. Embora as duas missões ofereçam um valor excecional à ciência, o Comité Consultivo para Observação da Terra da ESA recomendou a FORUM devido ao seu impacto planeado nos modelos climáticos, identificando a previsão do clima como uma grande preocupação global.
[1] Crédito da imagem: ESA.
Como citar esta notícia científica: ESA. Nova missão da Agência Espacial Europeia ampliará o conhecimento climático. Saense. https://saense.com.br/2019/09/nova-missao-da-agencia-espacial-europeia-ampliara-o-conhecimento-climatico/. Publicado em 27 de setembro (2019).