Claudio Macedo
10/12/2015

Hidrogel. Crédito: Sgmagill / Wikimedia Commons.
Hidrogel. [1]
Pesquisadores norte-americanos e coreanos desenvolveram um curativo elástico e adaptável a qualquer parte do corpo, com características extremamente inovadoras. O curativo integra chips, condutores e reservatórios de medicamentos em uma matriz de hidrogel. Ele pode medir a temperatura de diferentes locais da pele e controlar a aplicação de medicamentos, inclusive fazendo alertas luminosos quando detecta a necessidade de intervenção humana [2].

Os hidrogéis constituem um grupo de materiais poliméricos com uma estrutura hidrófila que os torna capazes de manter uma grande quantidade de água nas suas redes tridimensionais. Atualmente existe um extenso emprego desses produtos em muitas áreas industriais [3].

A criação do curativo inteligente de hidrogel é um grande avanço para o tratamento de enfermidades da pele. Esperamos que ele possa ser comercializado em pouco tempo. Certamente que seu desenvolvimento abre um campo de pesquisa importante, que é a extensão de seu “uso” dentro do corpo humano para agir sobre enfermidades internas.

[1] Crédito da imagem: Sgmagill / Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hydrogel_network.PNG.

[2] S Lin et al. Stretchable Hydrogel Electronics and Devices. Advanced Materials 28, 4497 (2016).

[3] EM Ahmed. Hydrogel: Preparation, characterization, and applications: A review. Journal of Advanced Research 6, 105 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O curativo inteligente de hidrogel. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/o-curativo-inteligente-de-hidrogel/. Publicado em 10 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home