Claudio Macedo
31/12/2015

Holandeses. Crédito: Crustina! (Flick) / Creative Commons.
Holandeses. [1]
Os holandeses, as pessoas mais altas do mundo, cresceram, em média, cerca de 20 cm ao longo dos últimos 150 anos. Por outro lado, a altura média dos norte-americanos aumentou apenas 6 cm no mesmo período de tempo [2].

Pesquisadores de quatro países fizeram um estudo para encontrar as causas que tornaram os holandeses os mais altos, considerando que, em meados do século 18, a altura média dos homens holandeses era bem abaixo da média de outras populações europeias, e muito menor do que a dos norte-americanos que, na época, eram maiores que os holandeses entre 5 e 8 cm.

A maior altura dos holandeses tem sido atribuída a vários fatores ambientais, incluindo a nutrição, particularmente o grande consumo de produtos lácteos, e baixos níveis de desigualdade social, como consequência dos serviços públicos de alta qualidade, incluindo cuidados médicos universais. Por sua vez, os Estados Unidos têm experimentado crescente desigualdade social nos últimos 150 anos, apesar dos níveis superiores de riqueza, em comparação com a Holanda [2].

Os autores da pesquisa consideram que apenas as diferenças ambientais não podem explicar completamente esse fato.

Usando dados de 94.516 pessoas da Holanda, eles analisaram como a altura estava relacionada com o sucesso na reprodução (número de crianças nascidas e número de filhos sobreviventes), ao longo de três décadas (1935-1967). Os dados mostraram um consistente favorecimento desses indicadores para os homens mais altos e mulheres de altura média.

Além disso, nessa população analisada, as mulheres mais altas apresentaram maior taxa de sobrevivência das crianças, o que contribuiu positivamente para o seu sucesso reprodutivo.

A conclusão dos autores é que um processo de seleção natural agiu junto com as mudanças induzidas por fatores ambientais para promover a estatura mais alta dos holandeses.

[1] Crédito da imagem: Crustina! (Flick) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/crustina/7130489235.

[2] G Stulp et al. Does natural selection favour taller stature among the tallest people on earth? Proc R Soc B 282, 20150211 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O que torna os holandeses as pessoas mais altas do mundo? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/o-que-torna-os-holandeses-as-pessoas-mais-altas-do-mundo/. Publicado em 31 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home