Claudio Macedo
24/12/2015

Glicose. Crédito: Benjah-bmm27 / Wikimedia Commons.
Glicose. [1]
Grupo de pesquisa da Universidade Cornell (USA) desenvolveu um inovador filtro de água a partir do polímero insolúvel β-ciclodextrina produzido de glicose. Os autores do trabalho [2] relatam que o novo filtro é bem mais eficiente na remoção de micropoluentes orgânicos que o filtro de carvão ativado.

A ocorrência de micropoluentes orgânicos, como pesticidas e produtos farmacêuticos, nos nossos recursos hídricos, constitui uma preocupação permanente. É uma ameaça à nossa saúde e ao equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Os filtros de carvão ativado são amplamente utilizados para remover os poluentes orgânicos da água. Acontece que eles têm algumas deficiências importantes: absorvem os poluentes de forma muito lenta, removem de maneira incompleta alguns micropoluentes hidrofílicos, o custo de produção é muito alto, e o processo de regeneração é complexo e resulta em perda de desempenho.

O polímero β-ciclodextrina, agora criado [2], superou amplamente o desempenho do carvão ativado em todos os quesitos relevantes. Foi bem mais rápido na remoção de micropoluentes orgânicos, inclusive os hidrofílicos, o que permite tratamento adequado de fluxo de água. Além disso, o β-ciclodextrina tem custo de produção muito baixo, é feito de forma sustentável a partir de glicose, e pode ser regenerado várias vezes utilizando um procedimento de lavagem simples sem perda de desempenho. [3]

O desenvolvimento do filtro de β-ciclodextrina é um grande avanço na luta pela manutenção de nossa saúde e do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Desejamos que logo se torne realidade no nosso dia a dia.

[1] Crédito da imagem: Benjah-bmm27 / Wikimedia Commons (Domínio público). URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Glicose#/media/File:D-glucose-chain-3D-balls.png.

[2] A Alsbaiee et al. Rapid removal of organic micropollutants from water by a porous β-cyclodextrin polymer. Nature 529, 190 (2016).

[3] Artigo relacionado: Vamos poder limpar a atmosfera?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Um filtro de açúcar. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/um-filtro-de-acucar/. Publicado em 24 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home