Claudio Macedo
07/01/2016

Buraco negro. Crédito: Dana Berry (NASA) / Wikimedia Commons.
Buraco negro. [1]
Buraco negro é um objeto espacial com uma grande quantidade de matéria em um volume muito pequeno. Como consequência de sua grande densidade, o buraco negro mantém, em torno de si, um campo gravitacional tão forte que nem mesmo a luz pode escapar. Um corpo com essas características não pode ser visto diretamente. A existência de um buraco negro é inferida através da detecção de seu efeito sobre a matéria presente nas proximidades dele.

A ideia do buraco negro existe há séculos, mas o que tornou o conceito famoso foi a previsão de sua existência a partir de solução das equações da teoria geral da relatividade em 1915. Na época, foi mostrado que quando uma estrela morre, ela forma um pequeno núcleo muito denso. Se a massa desse núcleo é mais do que cerca de três vezes a massa do Sol, a força da gravidade produz um buraco negro.

Atualmente, a maioria dos astrônomos concorda que toda grande galáxia contém um buraco negro supermassivo em seu centro. O termo supermassivo refere-se a buraco negro com massa maior do que um milhão de sóis.

Buracos negros crescem principalmente por atração de gás e poeira que orbita em torno deles (acreção). Andrew King mostra que há um limite para o crescimento do buraco negro por acreção: 50 bilhões de sóis. A partir desta massa limite o crescimento é interrompido e a matéria da região próxima do buraco negro passa a formar estrelas [2].

A Via Láctea, nossa galáxia, abriga em seu centro um buraco negro, denominado Sagittarius A, que tem massa estimada de 4 milhões de sóis. Como a Via Láctea possui pelo menos 100 bilhões de estrelas e o Sol está muito afastado do centro, podemos concluir que estamos fora de perigo de sermos alcançados pelos efeitos de Sagittarius A mesmo que ele cresça até o limite de Andrew King. [3]

[1] Crédito da imagem: Dana Berry (NASA) / Wikimedia Commons (Domínio público). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Black_hole_devours_a_neutron_star_03.jpg.

[2] A King. How big can a black hole grow? Monthly Notices of the Royal Astronomical Society Letters 456, L109 (2016).

[3] Artigo relacionado: São os enigmáticos flashes cósmicos devidos a tremores estrelares?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Existe limite para tamanho de buraco negro? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/01/existe-limite-para-tamanho-de-buraco-negro/. Publicado em 07 de janeiro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home